Equipamento - 20/03/2018 | Por:

Com treinamento e uso correto de luvas com DuPont™ Kevlar®, Toyota se aproxima de zero acidentes

Ao adotar EPIs apropriados, montadora observou queda expressiva no número de acidentes, com diminuição de quase 95% entre 2005 e 2015.


Com o objetivo de chegar à marca de zero acidentes, a montadora Toyota inovou, desenvolvendo o centro de treinamentos Safety Dojo, onde os funcionários aprendem sobre os diferentes riscos e equipamentos de segurança necessários para cada trabalho. Nesse processo, as luvas de proteção DuPont™ Kevlar® tornaram-se parte essencial da segurança dos trabalhadores da empresa, e da diminuição em aproximadamente 95% do número de acidentes em 10 anos.

Com diversas fábricas e distribuidoras no Brasil, a Toyota vem investindo em segurança e saúde do trabalhador. “Em 2005 a empresa adotou as luvas de proteção feitas em Kevlar® em suas fábricas brasileiras, com o objetivo de proteger seus colaboradores de cortes e abrasões nos membros superiores. Esses acidentes eram grande parte das ocorrências na companhia devido ao contato manual com chapas estampadas”, explica Levi Silva, líder de Desenvolvimento de Mercado para DuPont™ Kevlar®. Com a adoção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) apropriados, a montadora observou uma grande queda no número de acidentes: 66,23% menos ocorrências em cinco anos.

Mas, ainda com o objetivo de chegar à marca zero, a empresa descobriu que a maioria dos acidentes estavam diretamente ligados ao baixo nível de percepção de riscos por parte das pessoas envolvidas nos processos e ao uso incorreto das Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

No Safety Dojo, foram simuladas diversas condições de riscos e as consequências para o corpo humano em caso de acidentes e, assim, foi possível mostrar a eficácia e a importância das luvas Kevlar®, ao compará-las aos demais EPIs confeccionados em outras fibras. Com os treinamentos, os colaboradores passaram a compreender melhor a importância de antecipar-se ao risco, e identificar situações que poderiam comprometer sua segurança, além da importância dos recursos para proteção.

O resultado foi extremamente positivo. Já em 2015, o número total de acidentes da Toyota do Brasil registrou redução de 94,80% em relação a 2005. Com isso, em 2015 a empresa conquistou o Prêmio de Excelência em Segurança, por obter o melhor resultado entre todas as unidades da Toyota no mundo. Além disso, entre as ocorrências desse ano, nenhuma está relacionada ao risco de corte ou abrasão.