Indústria química - 12/04/2018 | Por:

BASF premiada por tecnologia de tintas que controla temperatura no interior do veículo


A divisão de Tintas da BASF ganhou o cobiçado prêmio iF Design Award na categoria “Automóveis/Veículos”, por sua tecnologia de tinta funcional para controle passivo de temperatura. O júri da premiação reconheceu as propriedades específicas do sistema da tinta e seu potencial design para a mobilidade do futuro – uma combinação bem-sucedida de funcionalidade e design.

A funcionalidade das tintas tem um papel cada vez mais importante na área de tintas automotivas OEM. A formulação especial do novo sistema de controle de temperatura da BASF oferece proteção, criando um acabamento de alto nível para veículos, além de garantir maior conforto e eficiência. O sistema de pintura utiliza uma base que reflete algumas ondas de luz solar, que são justamente as que causam o aquecimento do veículo. Essa combinação permite que a tinta reduza a temperatura da superfície do veículo em até 20°C nos dias quentes de verão, com um impacto positivo na temperatura interna do veículo. Assim, há um menor uso do sistema de ar-condicionado para controlar a temperatura no carro. “Fatores como a regulação do ar-condicionado têm um grande impacto na autonomia de um veículo, principalmente na área de eletromobility (mobilidade elétrica). Essa tecnologia reduz o consumo de energia, aumentando assim a eficiência do veículo”, explica Stephan Schwarte, chefe da divisão de Pigmentos, Dispersões e Cores Inovadoras da BASF na região EMEA.

Além da funcionalidade, o júri do iF Design Award também se encantou com o potencial design da tecnologia de tinta. “As cores e os efeitos especiais oferecem às montadoras a oportunidade de salientar a forma do veículo e dar ao modelo uma característica única. Nosso sistema de controle de temperatura cobre um amplo espectro de cores que incorpora cores claras e escuras, sem comprometer a qualidade do produto”, diz Mark Gutjahr, head de Design de Cores Automotivas da BASF na região EMEA.