Pneus - 24/02/2019 | Por:

Goodyear completa 100 anos de atuação no Brasil

Companhia iniciou as atividades em 1919 com um escritório no Rio de Janeiro


– Em 2019, a Goodyear completa 100 anos de presença no Brasil. O pontapé inicial das comemorações aconteceu durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em dezembro, no qual a Goodyear participou como o pneu oficial, lançando o logotipo comemorativo do centenário e trazendo dois pneus conceito ao Brasil, o Eagle 360 Urban e o Oxygene.  

A história da companhia no país começou em 1919, com um escritório de vendas no Rio de Janeiro e um armazém que comercializava pneus importados. Vinte anos mais tarde, em 1939, a Goodyear inaugurava sua primeira unidade industrial no Brasil, em São Paulo, no bairro do Belenzinho, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. Já em 1943, iniciou a produção de pneus de avião, e no ano seguinte, mangueiras e correias.

Em 1954, a Goodyear lançou o famoso pneu Papaléguas, que em cinco décadas conquistou várias gerações de profissionais do transporte. A demanda pelo novo composto foi tão bem aceita pelo público, que foi necessário criar uma área destinada ao atendimento de fabricantes em 1957. No mesmo período, a Goodyear já chegava à produção de 8 milhões de pneus no país.

A chegada dos pneus radiais

Os pneus radiais desembarcaram no mercado oferecendo menor resistência ao rolamento, maior segurança, conforto e dirigibilidade. Pela sua tecnologia de carcaça, as laterais dos modelos radiais flexionam muito mais que as dos pneus diagonais, gerando, com isso, um rodar macio e absorvendo perfeitamente impactos e oscilações das vias de rolamento. Em 1977, a Goodyear inovou ao lançar no mercado brasileiro os seus primeiros pneus radiais para automóveis. Em 1978, foi a vez dos pneus radiais de aço para caminhões e ônibus. Já na década de 1980 foi lançado o primeiro pneu radial de aço para veículos de passeio no Brasil, o Grand Prix S. Outros modelos emblemáticos da marca no País foram o Aquatred, lançando em 1997, que permitia melhor dirigibilidade combinada a um desenho inovador de escoamento de água, e o Wrangler, em 1985, voltado à prática off-road. Hoje a Goodyear oferece um portfolio completo de pneus para todas as necessidades.

Desenvolvimento para o interior de São Paulo

Em 1973, a Goodyear fez história ao inaugurar, em Americana, a sua maior fábrica de pneus na América Latina e uma das plantas mais modernas da Goodyear no mundo. Operando em sua capacidade total de produção, a unidade passou ao longo de sua história por diversos processos de expansão e modernização, que resultaram em crescimento significativo da produtividade, redução de desperdícios e incorporação de tecnologias.

Alguns exemplos são o programa de gestão de Recursos Hídricos, que permite a reutilização de 73% da água captada para a produção de pneus, e o sistema de cogeração de energia com gás natural, visando à autossuficiência em 60% de energia e 100% de vapor usados no processo produtivo da planta. Na mesma área da fábrica de Americana, foi inaugurado em 2001 o principal Campo de Provas da Goodyear na América Latina. Com 382.000 metros quadrados, a pista de testes é considerada uma das mais modernas da Goodyear do mundo. No local, são feitas pesquisas, desenvolvimentos e testes de pneus para todas as aplicações de veículos de passeio, caminhonetes, caminhões e ônibus.

Outro momento importante para o crescimento da região e da Goodyear aconteceu em 2000, quando foi inaugurada em Santa Bárbara D'Oeste (SP) a linha de produção de materiais de recauchutados com tecnologia de última geração. Na unidade são fabricadas uma linha completa de bandas pré-curadas, para vulcanização na carcaça dos pneus, e cordões de borracha, usados para preencher furos e danos estruturais do pneu que será recapado.

Blimp Goodyear tomando conta dos ares

O ano de 1998 foi marcado pelo início da utilização do dirigível Spirit of America no Brasil. Quase uma década depois, em 2007, a marca iniciou um processo de renovação de imagem e introduziu o slogan “Viva nas Asas da Goodyear”. Os dirigíveis são uma tradição da Goodyear há mais de 90 anos, e percorrem mais de 200 mil milhas por ano em todo o mundo. O primeiro dirigível, da empresa, batizado de Akron, foi construído em 1912.  Nao à toa, o blimp Goodyear, como também é chamado, foi escolhido como elemento principal do logotipo que marca os 100 anos de Brasil.

Um século construindo histórias

A vida é um conjunto de histórias. Cada história é uma viagem que começa em um lugar para chegar a outro, e alcançar o destino nada mais é do que ter um novo ponto de partida para realizar sonhos. Por essa razão, na Goodyear, inovamos criando tecnologias para acompanhar nossos consumidores em todos os seus caminhos e viagens na direção de seus sonhos.

Há 100 anos no Brasil, a Goodyear conta com a mais completa linha de pneus do País e reúne modelos dos mais variados segmentos, sempre com produtos pensados nas principais necessidades do motorista e nas diversas situações de uso. O resultado de estar tão presente na vida dos brasileiros vem de uma das características da Goodyear, a vocação para o pioneirismo e inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica a partir do investimento em pesquisa e desenvolvimento, capacidade técnica e treinamento de suas equipes e revendedores.

A Goodyear tem um elevado padrão de qualidade, tecnologia e inovação em todos os seus produtos. Cada modelo tem características de acordo com as necessidades do público ao qual se destina. O Wrangler, por exemplo, é conhecido pela sua versatilidade e capacidade off-road. Já a linha Eagle é focada em modelos esportivos. O EfficientGrip é um pneu elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados como secos, com um elevado grau de segurança e excelente tração. No caso do Assurance, o foco está na durabilidade e economia para carros compactos, enquanto o Direction é elaborado para aqueles que procuram conveniência. Por fim, a linha Cargo é focada nos motoristas que buscam total custo-benefício.

Além de estar presente nos automóveis, a Goodyear também está nos veículos pesados, caminhões, ônibus e aviões. Entre as principais características oferecidas pela Goodyear para a linha comercial está a entrega do melhor custo por quilômetro durante a vida total do pneu. Os produtos estão direcionados para atender veículos que atuam nos setores rodoviário, regional, regional severo, urbano, misto e fora da estrada. Já nos ares, a Goodyear se destaca no Brasil por ser fornecedora das principais companhias aéreas do País e por estar presente há 60 anos em projetos estratégicos da Embraer.

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 100 anos. No mundo, emprega cerca de 64.000 pessoas e fabrica seus produtos em 47 instalações em 21 países.

Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos e em Colmar-Berg, Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País.

Fatos marcantes do centenário

Ao celebrar um século de presença do Brasil, a Goodyear reuniu alguns fatos marcantes da sua trajetória no País.

Período

Goodyear: 100 anos de Brasil

1919-1938

1919: Inauguração escritório de vendas no Rio de Janeiro (RJ)

1937: Negociações iniciam para abertura da primeira fábrica no Brasil

1938: Uso do raiom no lugar do algodão nas lonas dos pneus

1939-1948

1939: Inauguração da fábrica do Belenzinho em São Paulo (SP)

1943: Início da produção de pneus para aviões

1944: Começo da fabricação de mangueiras e correias

1946: Primeiro milhão de pneus fabricados no Brasil

1949-1958

1957: Criação do departamento de Equipamento Original para atender montadoras

1959-1968

1959: Atingida a marca de 8 milhões de pneus produzidos; abertura do escritório em São Paulo (SP)

1968: Goodyear inicia o fornecimento oficial de pneus para Fórmula 1

1963: Início das operações de recauchutagem de pneus de avião

1969-1978

1971: Fundação da Nitriflex com a Goodyear como sócia para produzir borrachas sintéticas e resinas (a produção começou em 1975)

1972: Emerson Fittipaldi ganha seu 1º título da Fórmula 1 com pneus Goodyear

1973: Inauguração da fábrica de Americana (SP)

1977: Primeiros pneus radiais para automóveis

1978: Primeiros pneus radiais de aço para caminhões e ônibus

1979-1988

1980: Lançado o Grand Prix S, o 1º pneu radial de aço para veículos de passeio do Brasil

1981: Nelson Piquet é campeão da Fórmula 1 com pneus Goodyear

1987: Implantação dos AutoCentros Goodyear

1987: É lançada a Revista Goodyear, publicação nacional sobre cultura, tecnologia e pneus

1988: Ayrton Senna ganha seu 1º título da Fórmula 1 com pneus Goodyear

1989-1998

1993: Conquista da certificação ISO 9000 pelas fábricas de São Paulo (SP) e de Americana (SP)

1998: Início no Brasil dos voos do dirigível Spirit of the Americas

1999-2008

2000: Inauguração da Fábrica de Materiais para Recauchutagem em Santa Bárbara (SP); Reinício da produção de pneus de avião Flight Leader

2001: Inauguração do Campo de Provas em Americana (SP)

2002: Ampliação do apoio às competições off road no Brasil; Certificação ISO 14001 para a Fábrica de São Paulo (SP)

2003: Chegada do blimp Ventura ao Brasil; abertura dos primeiros Goodyear Centers

2008: Patrocínio à Stock Car; prêmio como a empresa mais admirada do país no segmento de pneus e autopeças (Rev. Época Negócios); 1º lugar em Pneus na pesquisa “Os eleitos”, da Rev. Quatro Rodas

2007: Redefinição do foco de atuação, com a concentração das atividades em pneus e a retirada de outros negócios; renovação da imagem com o conceito “Viva nas Asas da Goodyear”

2009-2019

2012: Fabrica de Americana recebe investimento de US$ 240 milhões

2013: Lançamento na América Latina do conceito “Goodyear: Quilômetros de Histórias”

2016: Exposição do pneu Eagle 360 no Brasil, primeiro país a receber o protótipo após o seu lançamento no Salão de Genebra do mesmo ano; Reconhecimento como a melhor empresa para trabalhar no Brasil pelo instituto GPTW

2017: Reconhecimento como a melhor empresa para trabalhar no Brasil pela 2ª vez pelo instituto GPTW; Goodyear escolhida como a melhor fabricante de pneus no premio Os Eleitos do Jornal do Carro

2018: Goodyear é o pneu Oficial do Salão do Automóvel de São Paulo, e traz em primeira mão para o público brasileiro o pneu Oxygene, revelado no Salão de Genebra do mesmo ano. 

2019: Goodyear celebra 100 anos de Brasil com o conceito “Movidos pelo Futuro, Guiados pela Tradição”.