Sustentabilidade - 12/06/2019

Bridgestone celebra Dia Mundial do Meio Ambiente


A Bridgestone revelou no último dia 5, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, os seus projetos ambientais, com o intuito de ajudar a garantir um meio ambiente saudável para as gerações atual e futura, e parte de um compromisso global de responsabilidade social, que chama Nosso Jeito de Servir. 

Uma das Áreas Prioritárias deste compromisso, Meio Ambiente, baseia-se em três princípios: trabalhar em harmonia com a natureza; conservar os recursos naturais e reduzir as emissões de carbono. Deste modo, em sintonia com o Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone desenvolve em todas as suas plantas programas dedicados ao meio ambiente e sustentabilidade.

Na fábrica de Santo André – SP, por exemplo, a Bridgestone implementou em 2014 o Projeto Água de Reúso (proveniente da ETE ABC) e a utilização de efluentes tratados internamente. Estas ações apresentaram diminuição no consumo de água de fontes naturais (rios e aquífero) de 2,24 m³ em 2014 para 0,43 m³ em 2018 (redução de mais de 5x do consumo de 2014).

Na unidade de Camaçari - BA, a companhia alcançou uma redução importante nos últimos 4 anos no consumo de água (-46%) e energia (-17%), redução da emissão de CO2 (-26%) e aumento expressivo na reciclagem em seus processos (+14) e dos resíduos orgânicos gerados na fábrica (99,6% é reciclado). No local, será implementado o Centro de Educação Ambiental (CEA) com ações focadas no meio ambiente e sustentabilidade.

Desde 2016, na planta de Campinas - SP, a água dos aparelhos de ar condicionado é reaproveitada para abastecer o tanque de combate a incêndio. A cada mês, cerca de 3 mil litros de água são captados desta forma.

Em Mafra - SC, regularmente são realizadas palestras e diálogos visando a redução do consumo de água no ambiente industrial. Esta ação, somada a outras medidas de melhoria implantadas na unidade, diminuiu em 20% o consumo de água da planta.