12/07/2019

Pneus

Banda da Vipal gera 23% de ganho em performance à empresa de transporte paulista


A Schunck Terraplenagem e Transportes, da cidade paulista de Osasco, em testes realizados com o desenho DV-MTE no eixo de tração de cinco de seus caminhões, obteve 23% de melhora na performance em relação ao produto de mesma aplicação da marca concorrente. Além disso, a Schunck viu os pneus de seus veículos, três Mercedes-Benz Axor 2831 e dois Mercedes-Benz Axor 3131, demonstrarem melhor resistência ao picotamento da borracha por pedras e objetos pontiagudos.

As aferições, iniciadas em setembro de 2018, tiveram o acompanhamento do Encarregado de Manutenção da Schunck, Engenheiro Rodrigo Giordani, juntamente com Josemar Putti, Consultor de Negócios da Vipal e a equipe da Ser Pneus, reformadora da Vipal Rede Autorizada de Porto Feliz (SP), cuja Schunck é cliente. Eles puderam observar o desempenho da DV-MTE numa operação em uma pedreira de extração de calcário e constataram que a banda da Vipal teve uma média de 156 horas trabalhadas por milímetro de borracha. Isso, comparado ao resultado da banda da concorrente, foi 29 horas por milímetro a mais, representando um desempenho 23% superior. Houve testes em que o produto da Vipal chegou a 170 horas por milímetro, número bastante expressivo segundo o transportador.

Giordani fez questão de demonstrar a satisfação da sua empresa com o teste e com o que a tecnologia da Vipal Borrachas oportunizou. “O resultado da banda DV-MTE da Vipal surpreendeu nossas expectativas tanto no desempenho de horas trabalhadas quanto na resistência ao picotamento”, relatou. Com sede em Osasco, a Schunck Terraplenagem e Transportes está no mercado desde 1986 em projetos e obras essenciais para o progresso da economia brasileira. Com uma frota de mais de 200 carros, a empresa se tornou ao longo dos anos referência por manter em seus objetivos o foco na qualidade dos serviços e atenção aos clientes.

A DV-MTE, lançada em 2018, é a primeira banda exclusiva da Vipal para aplicações severas. Foi desenvolvida para atender os mais exigentes índices de resistência ao picotamento e corte, tradicionalmente identificados na área florestal e em usinas. Aliando desenho e um novo composto, a banda garante aderência em terrenos escorregadios como lama, proporciona autolimpeza, o que dificulta a retenção de pedras e outros objetos, e garante alto poder de tração durante toda a vida útil. Além disso, a concepção do desenho visou reforçar centro da banda de rodagem, atribuindo maior proteção à carcaça e minimizando problemas de soltura (afofamento).