Inovação - 24/10/2019

Lexus apresenta LF-30 Electrified como primeiro modelo da próxima geração de carros elétricos

A tecnologia de direção autônoma está prevista para ser incluída em carros de série em 2030


A Lexus apresentou sua visão “Lexus Electrified” como a próxima geração de veículos eletrificados no 46º Salão do Automóvel de Tóquio 2019. O primeiro modelo desta linha é o concept-car LF-30 Electrified.  

O desempenho está enraizado nos componentes Lexus Electrified, adicionando a mais recente tecnologia da Lexus à liderança no desenvolvimento de sistemas HEV. O controle preciso do motor elétrico permite ajustes instantâneos na postura, impossíveis nos veículos convencionais.

Para obter um salto fundamental no desempenho, manuseio, controle e prazer de dirigir, o LF-30 usa inúmeras tecnologias de ponta, indo além do controle avançado da postura. Os motores elétricos em cada uma das quatro rodas do veículo e o baixo posicionamento da bateria permitem melhor manuseio da inércia e um desempenho de direção de alto nível. As tecnologias de direção autônoma e de veículos de suporte para drones estão previstas para serem incluídas em carros de série em 2030.

A tecnologia de “Controle Avançado da Postura Lexus” regula a saída de potência do acionamento de motores elétricos de alto torque para ajustar a postura do veículo em sintonia com as sensibilidades humanas. O controle completamente independente das rodas dianteiras e traseiras permite o fornecimento adequado de tração dianteira, traseira e nas quatro rodas, dependendo da situação de condução. As unidades compactas e leves de alimentação de acionamento expandem a liberdade no condicionamento do veículo e são usadas para possibilitar ao condutor desfrutar da direção ideal, independentemente da superfície da estrada ou das condições de direção.

Posicionando a tecnologia de “Controle Avançado da Postura da Lexus” como um elemento da visão 'Lexus Electrified', a marca pretende aplicar amplamente essa tecnologia em toda a sua linha de veículos eletrificados.

O sistema de direção “by wire” elimina uma conexão mecânica para permitir um controle de curvas mais flexível, dependendo das condições de direção, e uma sensação mais precisa alinhada com a intenção do motorista. Também contribui para uma maior sensação de abertura, permitindo que o controlador de direção possa ser deslocado para frente e fora do caminho durante a condução autônoma.

Como um BEV de próxima geração, o LF-30 usa a tecnologia de carregamento sem fio para simplificar o carregamento diário e o gerenciamento de energia baseado em IA para permitir a distribuição ideal de energia elétrica para o veículo e a casa, além de controle de carregamento coordenado com a programação diária do usuário.

A IA a bordo distingue as vozes dos ocupantes do veículo e usa informações personalizadas armazenadas na chave de controle do motorista para servir como parceira. Ela facilita o ajuste de elementos do ambiente interior, como a temperatura do ar e o áudio, e o estabelecimento de rotas e destinos de navegação, além de apresentar propostas de atividades após a chegada. Ela também entende as preferências do motorista e ajuda a controlar as configurações de suspensão e powertrain em tempo real de acordo com o cenário de direção.

O LF-30 Electrified também conta com o veículo de suporte à tecnologia de drones ‘Lexus Airporter’. Usando o controle autônomo, o Lexus Airporter é capaz de realizar tarefas como o transporte independente de bagagem da porta de uma residência para o porta-malas do veículo.