Borracha  29/10/2021 | Por: Redação

Borracha

Pirelli e BMW juntam-se para salvar seringueiras indonésias

Empresas estão se unindo à BirdLife International para favorecer a produção de borracha natural sustentável a longo prazo no país


A Pirelli e o Grupo BMW estão se unindo à BirdLife International em um projeto de três anos que visa favorecer a produção de borracha natural sustentável e livre de desmatamento a longo prazo na Indonésia. A BirdLife International – uma ONG que conserva a biodiversidade global, habitats e pássaros – será apoiada por seus dois novos parceiros em ações para beneficiar as comunidades locais, a conservação do ecossistema natural e proteção de espécies animais ameaçadas de extinção nas florestas da Indonésia. O projeto é implementado por várias organizações não governamentais coordenadas pelo consórcio local PT Restorasi Ekosistem Indonesia (PT Reki). No país, o cultivo da borracha natural é uma das tradicionais fontes de renda da população local.

O projeto, realizado em parte da floresta tropical Hutan Harapan (ilha de Sumatra), que abriga cerca de 1.350 espécies diferentes de animais, terá uma série de iniciativas destinadas para melhorar a qualidade de vida da comunidade indígena, protegendo os direitos dos agricultores à terra e promovendo os direitos das mulheres, conservando uma área livre de desmatamento de 2.700 hectares e protegendo várias espécies ameaçadas de extinção. As diferentes atividades serão implementadas de acordo com os objetivos da Plataforma Global de Borracha Natural Sustentável (GPSNR, na sigla em inglês), a plataforma de múltiplas partes interessadas para o desenvolvimento sustentável do negócio de borracha natural, da qual a Pirelli, o Grupo BMW e a BirdLife International são membros fundadores.

A parceria entre a Pirelli e o Grupo BMW, em apoio à floresta Hutan Harapan da Indonésia, é parte de um caminho conjunto para a borracha natural sustentável. Nesse contexto, a Pirelli desenvolveu e produziu o primeiro pneu do mundo, um Pirelli P ZERO, certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC), equipado no novo BMW X5 Plug-in-Hybrid, que por sua vez é o primeiro carro do mundo com pneus com esta certificação.

Principais atividades

O projeto, apresentado pela Pirelli, o Grupo BMW e a BirdLife International, prevê o envolvimento de várias partes interessadas: comunidades locais, agências governamentais e toda a cadeia de valor da borracha natural.

O programa de três anos envolve várias atividades, incluindo:

    -Abordagem agroflorestal no contexto da borracha natural, promovida pela GPSNR, para otimizar a relação entre produção, diversificação de renda por safras variadas na mesma área, conservação da biodiversidade, fertilidade do solo, capitalização de recursos do ponto de vista circular e sequestro de carbono.
    -Boas Práticas Agrícolas (GAP, na sigla em inglês): cursos de treinamento para pequenos agricultores sobre boas práticas de cultivo e manejo de plantações, em apoio ao meio ambiente, produtividade e melhoria das condições de vida e trabalho dos pequenos agricultores.
    -Envolvimento da comunidade local: envolvendo famílias de agricultores ativos na área para identificar, garantir o respeito e a proteção de seus direitos habituais.
    -Proteção florestal: monitoramento e fiscalização direta da área florestal, por meio de guardas, drones e tecnologias de controle por satélite.

·    Empoderamento feminino: oficinas para mulheres desenvolverem habilidades com o objetivo de ocupar potenciais novos papéis, com particular atenção às atividades ligadas ao manejo sustentável da borracha natural e à proteção da biodiversidade e das florestas.

    Cuidado e proteção dos animais: recenseamento e monitoramento das espécies animais de maior risco, como tigre de Sumatra, calau-de-capacete, Chloropsis sonnerati e gibão-ágil, com o envolvimento das comunidades locais em papéis ativos de proteção da floresta e da biodiversidade.

·   Rastreabilidade e uso de borracha natural sustentável: criação de uma Cooperativa de Produtores de borracha natural para permitir o fornecimento direto de borracha natural das comunidades para as usinas de processamento da região; introdução de documentação para a rastreabilidade da borracha desde o plantio até o processador. A BirdLife International coordenará com a Pirelli e o Grupo BMW o progresso do projeto e os resultados alcançados por meio de um plano de relatórios periódicos.

Segundo Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente sênior de Sustentabilidade e Mobilidade Futura da Pirelli, “o desenvolvimento deste projeto é baseado nos princípios de transparência e tangibilidade que sempre nortearam as ações da Pirelli. Junto com o Grupo BMW, em apoio aos objetivos da BirdLife, pretendemos ser uma parte ativa de um projeto que visa ter um impacto sustentável em todos os aspectos da borracha natural, na crença de que a comunidade, a biodiversidade e os negócios devem crescer apoiando-se mutuamente, criando um valor socioambiental compartilhado.”

“Como um fabricante premium, nosso objetivo é liderar o caminho da sustentabilidade e assumir ativamente a responsabilidade em nossas cadeias de suprimentos. Na luta contra as mudanças climáticas, estamos implementando medidas direcionadas para apoiar a conservação da biodiversidade e da floresta tropical”, afirma Andreas Wendt, membro do Conselho da BMW AG para Rede de Compras e Fornecedores. “Nosso projeto na Indonésia ajudará as pessoas e a economia local a trabalhar em maior harmonia com a natureza. Ao mesmo tempo, também apoiará as comunidades locais, profissionalizando seus métodos tradicionais de cultivo de borracha natural.”

Patricia Zurita, CEO da BirdLife International, por sua vez, comenta que “a BirdLife trabalha além das espécies e locais para abordar as causas sistêmicas da biodiversidade e da crise climática e promover um mundo positivo para a natureza e neutro em carbono. É por isso que nos juntamos ao GPSNR e saudamos esta colaboração com a Pirelli e a BMW para incorporar práticas para proteger a natureza na cadeia de valor da borracha.”