Automotivo  07/01/2022 | Por: Redação

Tecnologia

Mercedes-Benz Vision EQXX leva a autonomia elétrica a um novo nível

Destaque é consumo de energia de menos de 10 kWh por 100 km, e a autonomia de mais de 1.000 km em uma única carga


A Mercedes-Benz apresentou no início de janeiro, virtualmente, sua resposta para as preocupantes questões sobre autonomia e eficiência para modelos elétricos: o concept-car Vision EQXX. O destaque é consumo de energia excepcional de menos de 10 kWh por 100 quilômetros, e a autonomia de mais de 1.000 quilômetros em uma única carga, usando uma bateria compacta. Conceitualmente uma autonomia excepcional tornará os carros elétricos adequados para todas as situações e a máxima eficiência criará um círculo virtuoso de tamanho da bateria e redução de peso, permitindo ir mais longe com menos. 

“O Mercedes-Benz Vision EQXX é como imaginamos o futuro dos carros elétricos. Há apenas um ano e meio, iniciamos este projeto que resultou no Mercedes-Benz mais eficiente já construído. O Vision EQXX é um produto avançado em muitas dimensões. Ele destaca o rumo da empresa: construir os automóveis elétricos mais desejados do mundo”, afirma Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG

Motorização eficiente

Com uma potência de cerca de 150 kW, o trem de força elétrico supereficiente (abrangendo desde bateria, unidade de acionamento elétrico às rodas) no Vision EQXX fornece a potência e a resistência que sustentam o veículo para longas distâncias. Até 95% da energia da bateria vai para as rodas - pura e simplesmente. Compare isso com apenas 30% até mesmo do trem de força normal de um modelo a combustão mais eficiente ou cerca de 50% de um corredor de longa distância (humano) médio.

Os times de especialistas da Fórmula 1 da Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP) em Brixworth (Reino Unido) possuem uma grande experiência em como utilizar cada kilojoule de energia gerados. Em uma colaboração intensa, os departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz trabalharam juntos para projetar o trem de força e reduzir as perdas do sistema.

A unidade de acionamento elétrico no Vision EQXX é uma unidade dedicada que consiste no motor elétrico, transmissão e eletrônica de potência com uma nova geração de carbonetos de silício. A unidade de eletrônica de potência é baseada no hipercarro Mercedes-AMG Project ONE.

Desenvolvimento de bateria no seu melhor em colaboração com HPP

Em vez de simplesmente aumentar o tamanho da bateria, a Mercedes-Benz e a equipe HPP desenvolveram uma bateria completamente nova para o VISION EQXX, alcançando uma densidade de energia notável de cerca de 400 Wh/l. Este valor de referência é o que tornou possível encaixar uma bateria com pouco menos de 100 kWh de energia utilizável nas dimensões compactas do VISION EQXX.

O aumento substancial na densidade de energia vem em parte do progresso significativo na química dos ânodos. Seu alto teor de silício e composição avançada significam que eles podem conter consideravelmente mais energia do que os ânodos comumente usados. Outra característica que contribuiu para a impressionante densidade de energia é o alto nível de integração na bateria. Esta plataforma, criou mais espaço para as células e ajudou a reduzir o peso geral. O compartimento separado para os componentes elétricos e eletrônicos (EE), denominado OneBox, também abriu mais espaço para as células, com benefícios adicionais para instalação e remoção. O OneBox também incorpora novos dispositivos de segurança com operações de eficiência energética que consomem significativamente menos energia do que o componente equivalente em um EV de produção atual.