Entrevistas  01/04/2022 | Por: Pedro Damian

Entrevista

Anselmo Spirigoni, diretor comercial/exportação da Haffs

Faremos o que puder para que o segmento da borracha cresça.


No meio ao cenário econômico desafiador em 2021, empresários do setor da borracha reuniram-se para criar a Haffs, empresa que atua com produção e distribuição de matérias-primas, além de comercialização de produtos com marca própria. Anselmo Spirigoni, Diretor Comercial/Exportação da empresa, explica nesta entrevista para Borracha Atual sobre a Haffs, como está inserida no mercado, e o que faz para crescer em meio a circunstâncias adversas.

BORRACHA ATUAL: Como surgiu a Haffs?

Anselmo Spirigoni: A Haffs é a realização de um sonho, pois, atuando no mercado, sentíamos a necessidade de inovar e de empreender. Devido à competitividade, temos o compromisso de oferecer produtos de qualidade, atuando com profissionais treinados e tecnologias, a fim de oferecer o melhor. Assim, nasceu a Haffs.

Quais as experiências anteriores dos fundadores no mercado da borracha?

Os fundadores da empresa são engenheiros e administradores com vasta experiência profissional em empresas químicas no segmento de borrachas, onde atuam há mais de 23 anos. Tendo presenciado tantas experiências negativas de gestão, hoje têm todo o conhecimento necessário para melhor atender os clientes.

A empresa trabalha com produção e distribuição de matérias-primas, além de comercialização de produtos. Qual destas atividades pode ser considerada prioritária?

Na nossa empresa priorizamos os nossos clientes, a qualidade no atendimento é fundamental. A prioridade é ter estoque de produtos a custos competitivos e entrega imediata.

Quais são os principais segmentos em que a Haffs atua?

A Haffs participa de todo o mercado voltado para borracha.

Que produtos levam a marca Haffs?

“Masters” de aceleradores e Factis Amarelo / Marrom / Branco.

A concorrência dos produtos estrangeiros é muito grande?

Sim, porém, vemos a importação como estímulo pra melhorar nossos produtos. Exemplo: temos o nosso master, hoje reformulado para facilitar e aprimorar o processo de produção do cliente, oferecendo menor tempo de homogeneização e redução de plastificantes.

Qual o diferencial dos produtos que estão sendo lançados?

O nosso diferencial está na economia que o cliente tem na compra dos nossos produtos, pois queremos que, além de satisfeitos, eles consigam o seu objetivo que é rentabilizar o custo de seus produtos.

Qual a importância que a Haffs dá para o setor de pesquisa e desenvolvimento? 

Buscamos desenvolver produtos que possam otimizar os processos; assim, contamos com técnicos experientes em desenvolvimento, assim como responsabilidade pela segurança.

O ano de 2021 foi de instabilidade econômica no país e desafiador para a atividade industrial. Por quê decidiram lançar a Haffs neste momento? 

Nos momentos de desafios, para quem está preparado, surgem as oportunidades. E o maior exemplo disso é que a Haffs deu certo.

Onde a fábrica está localizada e qual foi o motivo da escolha deste local?

Ela se localiza em um parque industrial, local estratégico para termos uma ótima logística, ficando próxima às principais rodovias, na cidade de Itaquaquecetuba.

Há possibilidade de exportação?

Sim. Estamos abertos para o Mercosul, onde as negociações já estão sendo finalizadas como por exemplo na Argentina e no Peru. E estamos em negociação com a Colômbia, indo além para América Central com o México.

Como está a formação de mão de obra qualificada?

Valorizamos quem já está conosco, investimos na formação no segmento, pois sentimos a falta de profissionais nessa área.

Quais as ações da empresa no tema sustentabilidade?

Focamos muito nesse ponto, pois queremos ser uma indústria reconhecida pela sustentabilidade. Trabalhamos com coleta seletiva, CADRI – Coleta e Destinação de Resíduo Industrial; treinamentos periódicos, responsabilidade social, regulamentações sociais, gestão de saúde e segurança, bem como análise de riscos.

Os clientes participam do desenvolvimento de produtos com a empresa?

Sim, de acordo com a necessidade de nosso cliente, dentro do segmento em que atuamos, conseguimos desenvolver produtos específicos. Permitimos a participação dos nossos clientes, pois queremos ajudá-los a ter satisfação. Dentro do que fabricamos e do que podemos oferecer, é um prazer desenvolver algo que vai resolver o que o nosso cliente precisa.

Existem parcerias para o uso dos produtos? Em quais mercados?

Nesse momento estamos buscando parceiros no segmento de borracha para crescermos junto.

Considerações Gerais.

Somos uma empresa que está em ascensão. Acredito muito no potencial da Haffs e em quem está no comando dessa operação. Preservamos a solidez do negócio, nosso maior prazer é oferecer o melhor para aqueles estão ao nosso lado, que são nossos clientes. Estamos abertos para negociações e parcerias. E o que pudermos fazer para que o segmento da borracha cresça, pode ter certeza que vamos fazer.