Economia  24/06/2022 | Por: Redação

Expobor 2022

Senai-SP ajuda empresas no desafio da transformação digital

Parceria com Sebrae-SP e Fiesp deve levar conceitos da indústria 4.0 a 40 mil pequenos empresários


A transformação digital é indispensável para a elevação da competitividade. É esse o entendimento que levou o Senai-SP a lançar um programa voltado exclusivamente para esse fim. Com a parceria do Sebrae-SP e da Fiesp, a intenção é atender 40 mil micros, pequenas e médias empresas (PMEs), e ajudá-las a adaptar seus processos e produtos conforme os princípios da Indústria 4.0.

“Se a gente quiser, de fato, aumentar a competitividade da economia do estado, precisamos olhar com especial atenção às PMEs”, afirmou Arthur Vinícius Dias, supervisor de projetos e tecnologia do Senai-SP, nesta quinta-feira (23), durante palestra na EXPOBOR e PNEUSHOW. “Elas representam 92% das empresas do parque industrial paulista e são as que mais geram empregos”.
Números obtidos pela instituição apontam que mais de 50% das PMEs industriais de São Paulo não têm iniciativas de transformação digital – ou, no máximo, são incipientes. Como principais obstáculos, mencionam desconhecimento de ferramentas, escassez de recursos ou dificuldades para encontrar profissionais capacitados.

Esses problemas afetam, claro, as PMEs, mas de uma forma ou outra também impactam as grandes corporações. “Elas têm uma extensa cadeia de valor, com centenas de elos. Para as grandes ganharem produtividade, sua cadeia, formada por pequenas, também precisa se desenvolver”.

O programa do Senai, gratuito, é composto por consultorias e treinamentos, parte do diagnóstico e da estratégia, passa pela otimização de processos e chega à automação, digitalização e integração. Companhias com faturamento de até R$ 8 milhões anuais podem contratá-lo.