Pneus  24/06/2022 | Por: Redação

Pneushow 2022

Reformadoras de pneus focam em automatização e sustentabilidade

Lukatec e Marangoni Tread participaram de painel em que abordaram inovações em equipamentos e tendências de marketing e sustentabilide


O segmento de reforma de pneus teve espaço privilegiado na tarde de terça, 22, na programação de conteúdo da EXPOBOR e da PNEUSHOW. Duas das principais empresas do ramo, Lukatec e Marangoni Tread, participaram de painel para abordar, em especial, inovações em máquinas e equipamentos, bem como tendências de marketing e sustentabilidade.

Diretor de operações da Lukatec, Eduardo Engbrecht enfatizou em sua fala a crescente automatização dos processos e, o que é mais recente, o conceito modular que as empresas têm incorporado. “Nossos produtos de raspagem de pneus, por exemplo, podem ser incrementados de forma prática e rápida. Uma companhia, caso precise ampliar sua operação, pode comprar uma nova máquina da mesma linha e simplesmente acoplá-la ao conjunto”, disse.

Já Fabiano Santos, gerente de produto e assistência técnica da Marangoni Tread, além de sublinhar também a automatização do setor – em linha com a Indústria 4.0 – centrou sua apresentação na economia circular. “Nossa empresa tem como foco e objetivo o desperdício zero”, afirmou.

Essa abordagem envolve, claro, a reconstrução de pneus que ainda podem ser aproveitados. Já aqueles inservíveis, ou seja, cuja vida útil se esgotou, têm suas matérias primas reaproveitadas. O aço, por exemplo, volta à indústria e a borracha gera energia elétrica.