Automotivo  15/08/2022 | Por: Redação

Mercado automotivo

Marcopolo anuncia início da produção de ônibus elétrico

Fabricação do modelo urbano Attivi chassi próprio da marca começa já em agosto


A Marcopolo começa em agosto a produção em série do Attivi integral da companhia. O modelo é o primeiro ônibus da marca com chassi próprio e 100% elétrico. Conforme anunciado pela companhia na LatBus 2022, em São Paulo, até o final deste ano, serão produzidos 30 veículos que contam com distintas configurações para atender às demandas de diferentes regiões do País.

A companhia, líder em seu segmento, com 53,5% de participação do mercado, aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da sua estratégia ESG. "Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia", avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.

Desde outubro de 2021, o veículo da Marcopolo está em operação assistida. Os veículos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho. O Attivi também foi uma das novidades apresentadas pela companhia durante a Expo Foro, principal feira do setor de transporte de passageiros e mercadorias do México.

O projeto de eletromobilidade da Marcopolo prevê ainda o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

"É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade", enfatiza o CEO da companhia.

A Marcopolo está na vanguarda da eletrificação no setor de ônibus brasileiro. A mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos já rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.

"O projeto atende as diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis", complementa Bellini.

Sucesso da Geração 8

Nesta edição da LatBus a Marcopolo comemora também um ano do lançamento da Geração 8 de ônibus rodoviários. "Nos últimos 12 meses, a linha representou quase 30% das vendas da marca. São mais de 1.000 unidades já vendidas para clientes no Brasil e exterior", destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo. Além de já estar em grande parte dos estados brasileiros, a nova Geração já marca presença nos principais mercados da América Latina (Peru, Chile, Bolívia, México, Paraguai, Uruguai, Argentina), com lançamentos em breve em outros mercados latino-americanos além de unidades que serão utilizadas durante a Copa do Mundo, no Qatar.

A Geração 8 representa um importante avanço para a indústria do ônibus no que diz respeito à inovação e tecnologia, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia. Os modelos proporcionam alto desempenho operacional relacionado à eficiência no consumo de combustível, uma das variáveis de maior relevância para os operadores do setor. Em parceria com a Netz, empresa com experiência comprovada em estudos de eficiência de veículos, a Marcopolo realizou testes de desempenho. De acordo com resultados obtidos em mais de 70 mil horas de testes, foi evidenciado que a Geração 8 representa uma economia de combustível de até 5%.

As medições são realizadas em campo de provas e avaliam o desempenho da Geração 8, da New G7 e de um veículo da concorrência. No comparativo, um modelo Paradiso New G7 1800 DD apresentou índice de economia de 3,9% se comparado a um modelo da concorrência.

Para Ricardo Portolan, o índice de economia de combustível sempre foi um fator de grande importância para os clientes da companhia e ainda mais em um contexto de elevação do preço do diesel e consequente aumento da relevância do combustível na composição de custos dos clientes. O executivo comenta que as áreas de engenharia e design sempre levam em consideração aspectos importantes como coeficiente aerodinâmico, peso, durabilidade, qualidade dos componentes e manutenção, alinhado com as necessidades específicas de cada operador. "Temos recebido retorno dos clientes que na operação a redução no consumo de combustível tem sido significativa e confirmada na prática. As aquisições de modelos G8 também são baseadas, além dos atributos de produto, nos atributos de operação que já estão comprovados nas primeiras unidades em operação", finaliza Portolan.

O sucesso da Geração 8 também é comprovado pelas premiações do setor. Com apenas um ano de presença no mercado, a linha conquistou importantes reconhecimentos, como o iF Design Award 2022, uma das premiações de design mais importante de todo o mundo, e o de Melhor Ônibus na Expo Foro.