A Suzano e a Behn Meyer Group anunciam uma nova parceria para o fornecimento de produtos sustentáveis ao mercado europeu de borracha. Como parte do lançamento dessa parceria, equipes da Behn Meyer e da Suzano participaram juntas na Conferência Alemã de Borracha, realizada em Nuremberg, finalizada em 4 de julho.
A parceria consiste na distribuição do primeiro antioxidante de lignina kraft em escala comercial do mundo. Desenvolvida pela Suzano, a Ecolig®, bioproduto multifuncional à base de lignina será distribuída pela Behn Meyer para sua ampla base de clientes na Europa, como alternativa sustentável a antioxidantes de origem fóssil atualmente utilizados para prevenir a oxidação e melhorar o desempenho da borracha.
A Ecolig® é produzida em uma planta exclusiva na fábrica da Suzano em Limeira, São Paulo, com toda a matéria-prima proveniente das fazendas florestais da Suzano, onde a companhia planta e cultiva eucalipto em escala de forma responsável. A Suzano, que comemora seu centenário este ano, gerencia 2,7 milhões de hectares de terras, dos quais 40% são destinados à conservação. A lignina Kraft é um co-produto do processo de fabricação de papel e celulose e está presente na madeira de eucalipto que a Suzano planta e cultiva. Devido seu processo produtivo e origem botânica, a Ecolig possui uma ampla gama de funcionalidades e aplicações potenciais, proporcionando alto potencial antioxidante, absorção de radiação UV e propriedades de ligação.
O acordo faz parte dos esforços da Behn Meyer para tornar seu portfólio de produtos de borracha mais sustentável por meio da adição de materiais renováveis. A Behn Meyer Europe GmbH atende clientes da indústria de borracha e de plásticos em mais de 20 países da União Europeia e no Reino Unido. Ao priorizar materiais renováveis como a lignina, a Behn Meyer não apenas trabalha para atingir seu objetivo de zero emissões líquidas de carbono, mas também estabelece um padrão para a gestão ambiental na indústria. Ao mesmo tempo, a parceria está alinhada ao objetivo da Suzano de expandir sua oferta de alternativas renováveis aos produtos de origem fóssil.
"A missão da Suzano é acelerar a transição para uma bioeconomia global regenerativa, por meio do desenvolvimento de aplicações inovadoras da biomassa de eucalipto para abastecer a indústria em grande escala", afirma Victor Gonzalez, Gerente de Bionegócios da Suzano.
"Nossos investimentos e parcerias com empresas que inovam em produtos sustentáveis como a Suzano demonstram o quanto valorizamos a sustentabilidade em nosso negócio e estamos impulsionando a mudança por meio de nossa seleção de portfólio. Por meio dessa colaboração, nosso objetivo é promover a versatilidade de materiais renováveis como a lignina na criação de produtos à base de borracha". "É um passo para tornar a indústria mais ecologicamente correta", afirma Kewalin Petcharat, Líder de Sustentabilidade da Behn Meyer e membro do Conselho de Administração.
"Assim como a Suzano, a Behn Meyer é uma empresa com uma rica herança e longa história de inovação, o que faz dela um parceiro natural para nós. Esperamos poder trabalhar juntos na criação de soluções inovadoras de origem renovável, a fim de tornar o mercado de borracha mais ecológico e sustentável", complementa Petcharat.
No Brasil, a Ecolig® também é comercializada para uso como antioxidante para borrachas em todo território nacional. Saiba mais: https://www.suzanoecolig.com.br/contato/.