Sustentabilidade  23/10/2023 | Por: Redação

Inovação

Inaugurado primeiro centro nacional de pesquisa em hidrogênio verde

CH2V é uma iniciativa da Unifei em Itajubá (MG) e recebeu investimento de R$ 25 milhões do governo alemão


O primeiro centro de pesquisas em hidrogênio verde do Brasil (CH2V), na Unifei em Itajubá (MG), foi inaugurado em 28 de setembro, com investimento de R$ 25 milhões do governo alemão. O centro estudará o uso do hidrogênio verde em processos industriais, geração de energia elétrica e mobilidade urbana, incluindo parcerias com empresas.

A segunda fase do projeto, prevista para 2024, incluirá uma unidade de produção e estação de abastecimento de veículos, visando a produção de 60N m³/h de hidrogênio com energia solar.

O Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) contará com uma área aproximada de 3.000 m2 do campus sede, onde será instalada uma planta de eletrólise, tanques de armazenamento, compressores e sistema de abastecimento de veículos movidos a hidrogênio. O espaço contará também com um prédio com área aproximada de 800 m2 para desenvolver atividades de pesquisa relacionadas ao hidrogênio verde.

O CH2V é até agora a iniciativa mais significativa e abrangente da Universidade no campo da produção e uso de hidrogênio, permitindo desenvolver temas energéticos, especialmente os mais relevantes para as condições brasileiras, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável de um mercado de hidrogênio verde no Brasil.