Economia  11/09/2023 | Por: Redação

Indústria química

Abiquim e Alckmin debatem gargalos de competitividade

Entidade enfatizou a necessidade de medidas que visem aumentar o uso de capacidade produtiva instalada e a retomada de investimentos.


A Abiquim se reuniu no último dia 28 de agosto com Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e vice-presidente da República, para tratar de temas essenciais para a competitividade do setor químico. André Passos Cordeiro, presidente executivo da Abiquim, destacou a atual situação da indústria química no Brasil e no mundo, a importância do setor em diversas cadeias produtivas e, considerando experiências internacionais, enfatizou a necessidade de medidas que visem aumentar o uso de capacidade produtiva instalada e a retomada de investimentos.

“O ano de 2023 vem sendo bastante desafiador para o setor industrial em função da continuidade do conflito entre Rússia e Ucrânia, da pressão inflacionária nos EUA, da desvalorização do Euro e do Dólar e do aumento das incertezas internacionais. Em meio a esse ambiente, diversos países desenvolveram planos de investimentos expressivos para estimular suas economias, em grande parte com contrapartidas ambientais”, enfatizou o presidente da Abiquim, mostrando como resultado o desempenho do setor no primeiro semestre.

“Tivemos uma redução de produção da ordem de 10%. Na contramão das exportações que caíram 5%, as importações seguem em alta e apresentaram crescimento de 7%. O Brasil está inundado por importações, enquanto a indústria química nacional, que há poucos anos operava em patamares superiores a 85% de capacidade produtiva, hoje opera, em média, em 67%. O cenário é de risco crescente a empregos e investimentos, com efeitos ainda sobre a arrecadação dos entes da federação. Em resumo, a situação requer senso de urgência e medidas emergenciais e estruturantes para evitar o colapso do setor”, disse Passos.

No encontro, Passos também agradeceu a Alckmin e toda a sua equipe do Ministério pelo senso urgência e pelos esforços empreendidos até o momento no processo de regulamentação do Regime Especial da Indústria Química (REIQ).

Participaram ainda do encontro, Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC; pela Abiquim: Marcelo Pimentel, gerente de Relações Institucionais; Yhebert Gouveia, gerente da Área Legal, Ética e Compliance; e Eder da Silva, gerente de Assuntos de Comércio Exterior; pela Braskem: Renata Bley, diretora de Relações Institucionais; Núbia Batista, gerente de Relações Institucionais; e Marcela Nardelli, diretora de Tributário; além de Antônio Marcos Umbelino Lobo, presidente da Umbelino Lobo Assessoria e Consultoria e Stelle de Rocio, analista da consultoria.