Economia  30/11/2023 | Por: Redação

Indústria química

Evonik construirá planta de sílica coloidal ultra pura nos EUA

Será a primeira fábrica do produto na América do Norte. Este tipo de sílica é importante para as indústrias de eletrônicos e semicondutores.


A Evonik está construindo uma nova planta para produzir sílica coloidal de altíssima pureza em sua unidade em Weston, Michigan, EUA, com previsão de gerar um gasto de capital total de US$ 7,9 milhões em 2023 e 2024. Prevista para entrar em operação em 2024, a planta será a primeira do tipo na América do Norte. A sílica coloidal é uma matéria-prima importante para as indústrias de eletrônicos e semicondutores, cujo crescimento é impulsionado pela demanda global por microchips e produtos digitais.

A nova planta tornará a Evonik uma das poucas empresas no mercado capazes de produzir de forma confiável a sílica coloidal necessária para a planarização químico-mecânica (CMP), uma etapa do processo de produção de microchips, na qualidade e pureza necessárias. A sílica coloidal da Evonik, comercializada sob a marca IDISIL®, é caracterizada por sua ultra alta pureza e distribuição de tamanho de partícula particularmente estreita.

"A nova planta contribui de maneira significativa para o desenvolvimento estratégico de nosso portfólio", diz Peter Friesenhahn, diretor da linha de negócios de Silanos da Evonik. "Estamos fortalecendo nossa oferta para mercados atraentes e orientados pela tecnologia, posicionando-nos como parceiros de inovação para nossos clientes".

A Evonik já é uma grande fornecedora de tetracloreto de silício ultra puro e outros silanos para a indústria de semicondutores e eletrônicos, e possui uma rede global de instalações de produção e cientistas nesse campo. "Isso nos permitirá oferecer aos nossos clientes opções adicionais de fornecimento e uma segurança ainda maior no fornecimento no futuro", afirma Christian Edlinger, diretor da região das Américas na linha de negócios de Silanos. Até agora, as empresas que produzem nas Américas muitas vezes dependiam de importações da Ásia.

Com o apoio de uma concessão de desempenho de US$ 900.000 do Programa de Desenvolvimento de Negócios de Michigan, a expansão não apenas fortalecerá a presença da Evonik em Michigan, mas também criará novas oportunidades de emprego na região. "Estamos entusiasmados em celebrar esta expansão da Evonik, ajudando a manter-nos na vanguarda da indústria global de semicondutores", disse a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer.

A localização da nova planta não é coincidência. A equipe em Weston já possui uma vasta experiência na produção de materiais ultra puros para a indústria de semicondutores. A nova planta será integrada aos processos existentes no local.