Economia  04/03/2024 | Por: Redação

Indústria química

Evonik amplia em 50% a produção de sílica precipitada em Charleston

Nova linha de produção na Carolina do Sul, EUA, está programada para começar em meados de 2024


A Evonik investe na expansão de uma planta de sílica precipitada em sua unidade de Charleston, nos Estados Unidos. A nova linha na Carolina do Sul está atendendo à alta demanda, especialmente da indústria de pneus na América do Norte, e torna resilientes as cadeias de suprimento dos parceiros da Evonik na região, permitindo o fornecimento local de sílica.

A sílica é um ingrediente fundamental para pneus com baixo consumo de combustível e outros produtos, como pasta de dente ou revestimentos. O grupo está investindo um valor médio de dois dígitos de milhões de euros na construção da nova linha de produção que está programada para começar em meados de 2024. As operações estão previstas para começar no início de 2026.

"A América do Norte é uma importante região de crescimento estratégico para nós", afirma Maike Schuh, Diretora Financeira da Evonik e responsável pela região das Américas. "Com o investimento em Charleston, estamos fortalecendo nossa abordagem estratégica centrada no cliente e melhorando nossa posição de custo e sustentabilidade. A Evonik está investindo em soluções e tecnologias inovadoras e ecológicas que oferecem aos nossos clientes benefícios superiores de sustentabilidade". Com a nova linha em Charleston, a empresa aumentará em 50% a sua capacidade de produção de sílica precipitada no local.

"Com essa expansão, nossa unidade de última geração em Charleston se torna um importante centro de produtos de sílica precipitada e sustentável na América do Norte", diz Lauren Kjeldsen, responsável pela divisão Smart Materials, que inclui o negócio de sílica.

A Evonik definiu um roteiro claro rumo à neutralidade de carbono para sua unidade de Charleston. "As equipes comerciais e técnicas trabalharam intensamente nos últimos anos para desenvolver um conceito robusto de expansão, que agora vamos implementar", diz Emmanuel Auer, responsável pela linha de Negócios Sílica. "A expansão contribuirá para o cumprimento de nossas metas de sustentabilidade ao combinar uma contribuição positiva das tecnologias de sílica da Evonik com uma baixa pegada de carbono. Isso reforça o compromisso da Evonik com a iniciativa Science Based Targets", diz Auer.

A expansão em Charleston atende à necessidade de cadeias de suprimentos locais para pneus. Além disso, a empresa planeja introduzir matérias-primas circulares na fabricação da sílica ULTRASIL® para atender às metas de sustentabilidade do setor de pneus.

A sílica é um ingrediente fundamental para pneus “verdes”, reduzindo o consumo de combustível em até 8% em comparação com os pneus convencionais de automóveis. Na América do Norte, a demanda por pneus com resistência reduzida ao rolamento e maior eficiência de combustível está apresentando um crescimento acima da média.