A Cummins anuncia no mercado brasileiro a nova tecnologia de controle de pressão de pneus, conhecida globalmente como MTIS (Meritor Tire Inflation System) e, no Brasil, sob o nome Meritor CalibrAR. Esta solução, desenvolvida pela Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), é voltada exclusivamente para carretas, oferecendo benefícios significativos em termos de segurança, economia e manutenção.
Atualmente em fase de testes para tropicalização, ou seja, adequação às características dos veículos brasileiros e coleta de dados de performance das aplicações que rodam em território nacional, o Meritor CalibrAR tem previsão de lançamento em meados de 2025. “Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, o qual elevará os padrões de eficiência das operações de frotas”, diz Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS.
A nova tecnologia é alimentada pelo compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo. “O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade do ar. Ne sequência, este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”, explica Silveira.
O objetivo é manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento, permitindo que o motorista continue dirigindo até chegar a um local seguro para os eventuais reparos, elevando a segurança de todos que convivem no trânsito.
Outra inovação desta tecnologia que eleva a segurança é o monitoramento e alerta térmico e de proteção contra o superaquecimento na ponta do eixo. O sistema, projetado para suportar temperaturas de até 160ºC, localizado na vedação do eixo, mantém o ar dentro da tubulação. Em caso de superaquecimento, faz com que o ar desvie o caminho, passando por pequenos orifícios na ponta do cubo, gerando um assovio característico, ou seja, um sinal claro e audível, permitindo que os operadores tomem medidas imediatas para evitar danos ao equipamento
O novo dispositivo também traz vantagens para o custo total da operação (CTO), já que o sistema mantém a pressão correta dos pneus, resultando em até 1,5% na economia de combustível e um aumento de até 10% na vida útil dos pneus, além de reduzir custos de manutenção, eliminando a necessidade de calibração frequente e prolongando o período entre as trocas de pneus.
Comparado a outros sistemas no mercado, o CalibrAR se destaca também por sua robustez e durabilidade. A solução mais simplificada e a configuração totalmente interna, com todos os componentes protegidos dentro do sistema da roda, evitam problemas com mangueiras expostas que podem ser danificadas.
O kit do novo Meritor CalibrAR inclui todos os componentes necessários para instalação que é simples e rápida, levando cerca de três a quatro horas.
Atualmente, a Unidade de Aftermarket da CDBS conta com um portfólio com mais de 3 mil itens ativos, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, que segue com a marca Meritor.
De acordo com Leandro Carvalho, diretor de Aftermarket da CDBS para a América Latina, para este ano, nossa expectativa é de crescimento de 14% em comparação com o ano anterior. Nos últimos anos, implementamos uma série de ações, dentre elas, a adequação dos preços e do portfólio ao mercado de reposição, investimentos em treinamento de profissionais e reformulação da forma de atendimento aos distribuidores, visando o crescimento contínuo de nossa operação e o oferecimento de mais qualidade e excelência no mercado de pós-vendas.
Cummins Meritor agora é Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS)
Em novo posicionamento que reflete a integração dos negócios da Cummins e de sua unidade do segmento de Componentes, líder em soluções e fabricação de sistemas de eixos e freios, a Cummins Meritor agora é Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). Desde a aquisição, em agosto de 2022, a integração de pessoas, tecnologias e capacidades da Meritor posicionou a Cummins na vanguarda do fornecimento de soluções de trem de força totalmente integradas.
No atual cenário, a Cummins Drivetrain and Braking Systems reafirma sua liderança no País, com 60% de participação em veículos comerciais acima de 9 toneladas, ao dar continuidade no fornecimento de soluções de eixos para o mercado brasileiro. Em adicional, o portfólio com mais de 3 mil itens ativos relacionados aos eixos para o aftermarket, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, segue com a marca Meritor. Já as tecnologias zero emissão, a exemplo dos eixos elétricos, integram o portfólio da Accelera by Cummins.
"Com um legado de mais de um século de inovação global e 68 anos de experiência no mercado brasileiro, a Cummins Drivetrain and Braking Systems representa um marco significativo em nossa trajetória marcada pela integração bem-sucedida e pela evolução contínua. Com a dedicação e o talento de nossa equipe seguiremos reafirmando nossa excelência por meio de nossas ações e soluções tecnológicas em contribuição com a mobilidade cada vez mais sustentável”, diz Kleber Assanti, gerente geral da CDBS para América do Sul.
Baseada em Osasco (SP), a CDBS produz uma ampla gama de eixos que atende veículos com capacidade entre 6 e 125 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). “Este ano também celebramos o crescimento das vendas no Brasil, com uma previsão de aumento de cerca de 20% nas vendas dos nossos produtos para caminhões e ônibus em relação a 2023”, reforça Assanti.
MT-17X HE - Como parte das ações a serem compartilhadas nesta edição da Fenatran, a CDBS promove o eixo MT-17X High Efficiency (HE), inovação para o setor de transportes rodoviários extra pesados. O MT-17X HE é o eixo de simples redução com a maior capacidade global, suportando até 100 toneladas de PBTC.
Disponível para aplicações 6x4 e 8x4, o eixo MT-17X HE oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos (tandem de simples velocidade), devido à tecnologia incorporada no sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais), oferecendo ao mercado mais eficiência e confiabilidade para as aplicações.
O projeto ainda conta com tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento, proporcionando um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de melhorias na instalação e interface de suspensão veicular. “Estas inovações trouxeram para este projeto um aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo, além de avanços significativos para trazer redução de custos de manutenção e a melhor performance para categoria tandem”, afirma Mauricio Biadola, gerente Sênior de Vendas da CDBS.
O gerente ainda explica que o MT-17X HE teve redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros, envolvendo eixo anterior e posterior. O novo eixo para extra pesados pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp. Outra grande vantagem do modelo é o uso exclusivo da carcaça fundida, o que proporciona o melhor design no pacote para a montagem da suspensão do veículo, trazendo flexibilidade, além de otimizar o desenvolvimento do suporte para a instalação, bem como uma maior confiabilidade em aplicações mais severas.
Detachable - O eixo tandem MT-17X HE traz ainda como opcional o sistema CDBS Detachable (capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6x4 para 4x2). Trata-se de uma solução inovadora para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.
O Detachable da CDBS é capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga.
Esta inovação foi desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro e pode equipar também os eixos da marca 6x4 e 8x4 tandem dos modelos MT-14X, MT-150, MT-160 e MT-610. “A redução em tarifas de pedágio chega a 33% e o ganho de eficiência é de até 2%, considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5% suspendendo todo o eixo”, finaliza Biadola.