Economia  07/10/2024 | Por: Redação

Indústria química

Abiquim amplia adesão do Programa Atuação Responsável a não associadas

Nele são contemplados os temas de saúde e segurança, meio ambiente, gerenciamento de produto e proteção empresarial


Devido à robustez do Programa Atuação Responsável ® - que contempla os temas de saúde e segurança (ocupacional, processo, logística), meio ambiente, gerenciamento de produto e proteção empresarial – além de ser o pilar do Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG), a Abiquim resolveu em 2024 expandir e formalizar o processo de adesão ao programa para as empresas interessadas e que não são associadas à Abiquim.

Segundo Luiz Shizuo Harayashiki, gerente de Gestão Empresarial da entidade, a confiança que a Abiquim deposita no Sistema de Gestão do Programa Atuação Responsável® (SGAR) também foi levada em conta na decisão. “Revisado em 2023, o SGAR foi harmonizado com as normas ISO, o que facilitou a integração dos sistemas de gestão existentes, bem como foram destacados os requisitos de ESG. Devido, ainda, às suas características, o sistema pode ser implantado por indústrias pequenas, médias ou grandes e empresas da cadeia de valor, mesmo que não sejam do setor químico, com a vantagem de terem todos os temas citados acima, em uma única norma certificável por organismos de terceira parte.”

Com a decisão de expansão e formalização do processo de adesão ao programa, para as empresas interessadas, e que não são associadas a ABIQUIM, os documentos do programa e as regras de certificação foram revisadas. 

Como consequência desta abertura, sobretudo para aumentar a confiabilidade e o controle no processo de certificação, os Organismos de Avaliação de Conformidade (OAC) só poderão realizar as auditorias de certificação do SGAR:2023 com auditores treinados e credenciados, após também serem oficialmente credenciados pela ABIQUIM. Vale destacar que com as novas regras, a certificação do SGAR:2023 terá validade de 3 anos, incluindo auditorias anuais de manutenção.