Automotivo  26/02/2025 | Por: Redação

Regulação automotiva

Usiquímica lidera estudo que define nova norma da ABNT para o ARLA

Norma NBR 17169:2024 estabelece um método de avaliação qualitativa do teor de aldeído na ureia utilizada na produção do ARLA 32


A Usiquímica desempenhou um papel essencial na elaboração da ABNT NBR 17169:2024, norma que estabelece um método de avaliação qualitativa do teor de aldeído na ureia utilizada na produção do ARLA 32. A iniciativa visa padronizar o mercado, garantindo maior controle de qualidade, prevenindo contaminação do produto e reforçando a eficácia das fiscalizações ambientais.

A empresa identificou um aumento nas vendas do ARLA 32 adulterado, ou seja, aquele que utiliza ureia de grau fertilizante em vez da ureia adequada, e que possui valor inferior, sendo um insumo inadequado para o uso automotivo, com custo reduzido.

Essa prática impacta a qualidade do produto, comprometendo sua função na redução de emissões, prejudicando o meio ambiente. Paralelamente, IBAMA e Polícia Rodoviária Federal buscavam uma ferramenta rápida e eficaz para avaliar a qualidade do ARLA 32 durante fiscalizações, fortalecendo a necessidade de um método normativo confiável.


Os estudos foram iniciados pela Usiquímica em meados de 2018, com o objetivo de entender a dinâmica do mercado e seus desafios no que se refere à qualidade e regularidade dos produtos oferecidos. Em abril de 2019 a proposta foi apresentada à ABNT e começaram os estudos dentro da Comissão de Estudo de Emissões em Veículos Pesados (CE-005:102.003) do Comitê Brasileiro Automotivo (CB-005).
"O processo passou por desafios, como atrasos causados pelos impactos da pandemia, no entanto, a partir de abril de 2023, assumimos a secretaria do grupo de estudos e concluímos os testes finais", comenta Veronica Alves, coordenadora de Qualidade da Usiquímica, membro da ABNT e responsável pela conclusão da norma. 

A ABNT já contava com um grupo de estudo sobre ARLA 32. A Usiquímica, por sua vez, propôs a normatização do método que já vinha sendo testado em conjunto com o IBAMA e a PRF. A oficialização pela ABNT daria mais forçaa às fiscalizações, impedindo recursos legais de empresas questionando a validade do método.  O processo envolveu testes em diferentes laboratórios e fabricantes de ARLA 32, garantindo sua reprodutibilidade e aprovação técnica. A norma foi submetida à Consulta Nacional entre abril e maio de 2024 e teve 100% de aprovação, sendo publicada na sequência com vigência imediata.

Após a publicação, a Usiquímica apresentou a norma durante a Fenatran 2024, despertando grande interesse.  "Empresas automotivas que utilizam ARLA 32 na etapa inicial de abastecimento adotaram o teste como controle de qualidade. Além disso, alguns clientes passaram a utilizá-lo antes do descarregamento nos tanques para evitar contaminações e motoristas já carregam kits para verificação junto aos clientes", esclarece Veronica.  A Usiquímica também capacitou seus representantes para executar o teste, dada a facilidade e eficiência do método.

O que muda com essa norma?

A ABNT NBR 17169:2024 representa um avanço significativo no controle de qualidade do ARLA 32, garantindo:

- Maior segurança na aplicação em motores diesel, prevenindo danos aos catalisadores;


- Mais confiabilidade para frotistas, fabricantes e revendedores;


- Uma ferramenta prática para fiscalização ambiental, combatendo fraudes e garantindo redução efetiva de emissões.


A experiência com essa norma motiva a Usiquímica a continuar contribuindo com padrões para o setor. Atualmente, a empresa participa da elaboração de uma nova norma relacionada  prevenção de contaminação do ARLA 32 no processo de produção e armazenagem. O objetivo é garantir um mercado mais regulado, eficiente e ambientalmente responsável.