Automotivo  17/11/2025 | Por: Redação

Duas Rodas

Ducati lança Panigale V4 totalmente repaginada

Os aros são equipados com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP - V4, nas medidas120/70 ZR 17 para a dianteira e 200/60 ZR 17 para a traseira.


Com a Panigale V4, a Ducati leva ainda mais longe os limites das motos superesportivas de estrada. Nascida de uma profunda evolução da moto que venceu o Campeonato Mundial de Superbike por dois anos consecutivos, a nova Panigale V4 passou por uma reformulação completa em termos de design, base técnica e ergonomia. Um desenvolvimento que aproveita ao máximo os benefícios decorrentes da evolução dos pneus, da aerodinâmica e da eletrônica, graças também à experiência da Ducati Corse.

A busca incessante pelo desempenho, típica do mundo das competições de corrida, também influenciou profundamente a evolução do design das motocicletas. Na verdade, na nova Panigale V4, estilo e tecnologia estão perfeitamente fundidos e voltados para o objetivo de melhorar o desempenho. Uma moto que desperta admiração à primeira vista, uma sensação mágica e irracional que aumenta quando você sobe na sela, graças às soluções técnicas projetadas pelos engenheiros da Ducati. Uma verdadeira maravilha da engenharia.

“A missão da Ducati é enriquecer a vida das pessoas por meio de motocicletas tecnologicamente sofisticadas, caracterizadas por uma beleza sensual”, declarou Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding. “Poucas motos como a nova Panigale V4, a sétima geração das Superbikes da Ducati, cumprem essa missão. Uma motocicleta que dá continuidade a uma história de sucessos e modelos inesquecíveis e que representa a máxima expressão dos nossos valores de Estilo, Sofisticação e Desempenho.”

A Panigale V4 é uma motocicleta que permite a quem a conduz experimentar as sensações de um piloto profissional graças à soluções eletrônicas e tecnologias sem precedentes, em grande parte derivadas da MotoGP. Soluções como o seu motor V4 com distribuição desmodrômica e eixo contra-rotativo, ou chassis e eletrônica ainda mais próximos dos da Desmosedici GPs oficial. Uma motocicleta capaz de ampliar as habilidades de pilotagem de seu piloto, seja ele profissional ou amador, oferecendo-lhe a confiança que lhe permite superar seus limites nas pistas.

Uma Panigale V4 que segue o caminho evolutivo traçado pela Ducati nas competições de MotoGP, onde a Desmosedici se tornou a moto mais desejada da categoria, com a qual, em 2023, sete dos oito pilotos conseguiram vencer pelo menos uma corrida.

A Panigale V4S pesa apenas 187 kg, dois a menos que o modelo anterior, e ganha 0,5 cv apesar da homologação Euro5+ mais restritiva*. As inovações tecnológicas com que está equipada, combinadas com essas melhorias, permitiram que um painel de pilotos de diferentes habilidades - desde o amador rápido até o piloto profissional - reduzisse seu melhor tempo em um segundo inteiro durante um teste comparativo realizado no circuito de Cremona.

Rodas e pneus

A sétima geração da Panigale V4 apresenta novas rodas de alumínio fundido com design em Y de 5 raios. A versão V4 S, por sua vez, apresenta rodas de liga de alumínio forjado com 5 raios tangenciais em Y, que também são muito leves: o par pesa apenas 7,1 kg. Em particular, o aro dianteiro é 150 gramas mais leve do
que as unidades montadas na Panigale V4 S 2024.

Os aros são equipados com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP - V4, que combinam desempenho em pista com versatilidade em estrada, nas medidas 120/70 ZR 17 para a dianteira e 200/60 ZR 17 para a traseira. O pneu é de composto duplo na dianteira e na traseira, com ombros em composto Racing SC3 e perfis derivados
diretamente daqueles usados no Campeonato Mundial de Superbike.