Indústria química - 28/06/2019

LANXESS inaugura unidade de produção de pré-polímeros de alta performance em Porto Feliz, SP

Foram investidos R$ 15 milhões na fábrica e também em um novo Centro de Desenvolvimento de Aplicações e Suporte Técnico


A LANXESS, empresa alemã de especialidades químicas que está comemorando 40 anos no Brasil, inaugurou a nova operação de pré-polímeros de alto desempenho em sua fábrica de Porto Feliz, em solenidade realizada na última quinta-feira, 27/6. Foram investidos R$ 15 milhões na unidade e também em um novo Centro de Desenvolvimento de Aplicações e Suporte Técnico com equipamentos de última geração para atender clientes na América Latina. Foram gerados 12 empregos, e transferidos para Porto Feliz profissionais da unidade de Rio Claro, aonde, até então, eram produzidos os Uretanos da LANXESS.

A unidade de negócios de Uretanos da LANXESS fornece sistemas para a indústria global de PU com expertise em elastômeros fundidos, revestimentos, adesivos e selantes. O portfólio inclui pré-polímeros de isocianato convencionais e com baixo teor de isocianato, e dispersões aquosas especiais de poliuretano (PUDs). Além disso, produz catalisadores e agentes de cura para elastômeros fundidos e tecnologias para revestimentos, adesivos e selantes para projetar sistemas completos que atendam as necessidades específicas dos clientes. A unidade é especialista em sistemas de pré-polímeros sem solventes e livres de monômeros, bem como os reticuladores bloqueados de fácil utilização. 

A nova unidade funciona seguindo ao máximo possível as concepções da indústria 4.0, com grande informatização dos processos e uso de robôs. Parte da produção será destinada à exportação, principalmente para países latino-americanos. Para o head global da unidade de negócios de Uretanos da LANXESS, Markus Eckert, a nova operação reforça o compromisso da empresa com o mercado brasileiro e sul-americano. “Estamos muito satisfeitos em poder oferecer aos nossos clientes globais e da região uma excelente qualidade de produto e uma maior velocidade na entrega, assim como garantir suporte técnico e de engenharia a partir de uma configuração de site que combina produção, desenvolvimento de aplicações e assistência técnica”, avalia.

A presidente da LANXESS Brasil, Eliane Siviero, acrescenta que o negócio de uretanos é estratégico e os investimentos nessa área vão alavancar o crescimento e fortalecer a atuação local. “A nova unidade fabril traz inovação e vai permitir a ampliação da exportação dos nossos produtos”, destaca.