Pneus - 19/09/2019

Bridgestone reforça importância da manutenção preventiva durante Semana Nacional do Trânsito

Essa é a forma da empresa colaborar com a campanha de conscientização no evento, que ocorre entre 18 e 25 de setembro


A Bridgestone reforça a importância da manutenção preventiva dos itens de segurança dos veículos, em especial os pneus, colaborando com a campanha de conscientização durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

Como parte de seu compromisso global de responsabilidade social, a empresa ressalta a importância da mobilização de toda a sociedade, que participa do sistema de trânsito seja como condutor, pedestre, ciclista ou motociclista, para evitar comportamentos de risco ao não utilizar, por exemplo, equipamentos de segurança obrigatórios, o excesso de velocidade, entre outros.

Para contribuir para uma mobilidade mais segura, a empresa promoveu, nos últimos dois anos, o projeto Educação no Trânsito Bridgestone, que estimula a conscientização de crianças e professores da rede pública de ensino sobre as regras e cuidados no trânsito. Orientado pelo Movimento Maio Amarelo, uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) responsável por colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, o projeto impactou cerca de 7 mil alunos e capacitou 250 professores nos anos de 2018 e 2019.

Dicas de Manutenção de Pneus

De acordo com José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, manter os pneus em boas condições proporciona o aproveitamento total dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo assim maior segurança ao motorista e aos passageiros. “Balanceamento, alinhamento, calibragem e rodízio dos pneus são essenciais para manter a alta performance do conjunto pneumático”.

Nesse sentido, a calibragem é um item importante tanto para a boa condição de rodagem como para o menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo de combustível. Por estes motivos, o motorista precisa sempre estar atento a este item inclusive para o pneu reserva.

O alinhamento e o balanceamento também devem ser verificados periodicamente a cada 10 mil km rodados. Além de evitarem um desgaste irregular dos pneus, eles garantem a estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo.

Outro item essencial é o rodízio dos pneus – inversão das posições entre os dianteiros e os traseiros – que tem por função equalizar o desgaste e garantir uma vida útil mais longa e uniforme.

Por fim, outras dicas importantes: substituir os pneus quando suas superfícies demonstrarem sinais de desgaste; em caso de impactos ou furos, verificar também a parte interna do pneu; não estacionar sobre locais com óleo ou solvente; e verificar a condição geral dos pneus regularmente.