19/12/2019

Pneus

Pirelli inaugura Módulo Competições na fábrica de Campinas

Área Motorsport tem capacidade de produzir 50 mil pneus por ano para carros de várias categorias


Pirelli apresentou no último dia 10, na fábrica de Campinas (São Paulo), uma nova área que produzirá exclusivamente pneus de competição. A estrutura, chamada de “Módulo Competições”, concentrará todas as linhas de produtos racing, dedicadas ao Brasil e à América Latina.

O investimento de 1 milhão de dólares, realizado entre 2018 e 2019, em linha com o previsto, permitiu modernizar a área dedicada ao esporte a motor: lá, a Pirelli poderá produzir pneus que vão da linha on-road à off-road, slick e de chuva, pertencentes às famílias P Zero, Cinturato e Scorpion Rally. Dentre as categorias que utilizam os pneus produzidos no Módulo, estão Rally dos Sertões, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge no Brasil; Super TC 2000, Formula Renault 2.0 e Fiat Competizione na Argentina; e CTCC e Toyota Yaris Cup na Costa Rica.

À inauguração oficial do Módulo Competições estavam presentes Carlos Col, promotor e diretor da Vicar, organizadora da Stock Car e Stock Light, e da Mais Brasil, organizadora da Mercedes-Benz Challenge; Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli para a América do Sul; Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina; Franklin Villareal, diretor da planta da Pirelli em Campinas; e Fabio Magliano, gerente de produtos car e motorsport da Pirelli para a América Latina.

“A Pirelli está presente há mais de um século nas competições automobilísticas, produzindo pneus de alto conteúdo inovador e tecnológico. A modernização do módulo de competição da fábrica de Campinas acompanhou o crescimento da demanda por pneus das diversas categorias da região”, diz Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli para a América do Sul.

O Módulo Competições da Pirelli emprega funcionários especializados com formação específica. A capacidade produtiva do módulo é de 50 mil pneus por ano, pneus com alta tecnologia capazes de oferecer o máximo aos mais diversos carros e campeonatos. Serão, de fato, produzidos lotes anuais para cada tipo de evento, para garantir o equilíbrio de desempenho. Além disso, o Módulo é capaz de manufaturar modelos bem específicos de pneus, para os quais estão previstas poucas unidades, graças ao tipo de processo que garante máxima versatilidade.

Linhas de pneus de competição e tecnologia de ponta Pirelli

P Zero

Pneu de alto desempenho para autódromos em condições climáticas secas. Os pneus P Zero são desenvolvidos e fabricados para entregar desempenho máximo desde a largada. A linha possui pneus de aros 13” até 18”. Este pneu é utilizado em competições como a Stock Light e o Mercedes-Benz Challenge, no Brasil. Na Argentina, a Super TC 2000, Fórmula Renault 2.0 e Fiat Competizione e, na Costa Rica, a CTCC e a Copa Toyota Yaris.

Cinturato

Linha exclusiva para asfalto, mas para condições de chuva, os pneus Cinturato são desenvolvidos para expulsar a água de forma extremamente eficiente. Em conjunto com o composto mais macio do que os pneus P Zero, geram bastante aderência mesmo em condições adversas. Também é fabricado em medidas que vão do aro 13” ao 18” para competições como a Stock Light e o Mercedes-Benz Challenge, no Brasil. Na Argentina, a Super TC 2000, Fórmula Renault 2.0 e Fiat Competizione e, na Costa Rica, a CTCC e a Copa Toyota Yaris.

Scorpion Rally

Feito para superar qualquer tipo de terreno, mas tendo um desempenho ainda melhor no off-road, os pneus Scorpion Rally são fabricados do aro 14” a 16” e possuem durabilidade estrutural elevada, com lateral e banda de rodagem reforçadas para enfrentar as “piores” estradas. Estes pneus são usados em eventos como o Rally do Sertões, entre outros.

RFID

Sigla em inglês para Identificação por Rádio Frequência, o RFID é um sistema para identificação do pneu. No chip, instalado no pneu, vão informações como a data e o local de fabricação, o processo utilizado e o rastreamento de todo o processo de produção do pneu. Nas competições, este produto facilita o controle da lacração do pneu, identificando por meio de um scanner, de forma rápida e precisa, o lote do produto, além de precisar piloto, equipe e etapa em que foi utilizado.