Pirelli apresentou no último dia 10, na fábrica de Campinas (São Paulo), uma nova área que produzirá exclusivamente pneus de competição. A estrutura, chamada de “Módulo Competições”, concentrará todas as linhas de produtos racing, dedicadas ao Brasil e à América Latina.
O investimento de 1 milhão de dólares, realizado entre 2018 e 2019, em linha com o previsto, permitiu modernizar a área dedicada ao esporte a motor: lá, a Pirelli poderá produzir pneus que vão da linha on-road à off-road, slick e de chuva, pertencentes às famílias P Zero, Cinturato e Scorpion Rally. Dentre as categorias que utilizam os pneus produzidos no Módulo, estão Rally dos Sertões, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge no Brasil; Super TC 2000, Formula Renault 2.0 e Fiat Competizione na Argentina; e CTCC e Toyota Yaris Cup na Costa Rica.
À inauguração oficial do Módulo Competições estavam presentes Carlos Col, promotor e diretor da Vicar, organizadora da Stock Car e Stock Light, e da Mais Brasil, organizadora da Mercedes-Benz Challenge; Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli para a América do Sul; Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina; Franklin Villareal, diretor da planta da Pirelli em Campinas; e Fabio Magliano, gerente de produtos car e motorsport da Pirelli para a América Latina.
“A Pirelli está presente há mais de um século nas competições automobilísticas, produzindo pneus de alto conteúdo inovador e tecnológico. A modernização do módulo de competição da fábrica de Campinas acompanhou o crescimento da demanda por pneus das diversas categorias da região”, diz Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli para a América do Sul.
O Módulo Competições da Pirelli emprega funcionários especializados com formação específica. A capacidade produtiva do módulo é de 50 mil pneus por ano, pneus com alta tecnologia capazes de oferecer o máximo aos mais diversos carros e campeonatos. Serão, de fato, produzidos lotes anuais para cada tipo de evento, para garantir o equilíbrio de desempenho. Além disso, o Módulo é capaz de manufaturar modelos bem específicos de pneus, para os quais estão previstas poucas unidades, graças ao tipo de processo que garante máxima versatilidade.
Linhas de pneus de competição e tecnologia de ponta Pirelli
P Zero
Pneu de alto desempenho para autódromos em condições climáticas secas. Os pneus P Zero são desenvolvidos e fabricados para entregar desempenho máximo desde a largada. A linha possui pneus de aros 13” até 18”. Este pneu é utilizado em competições como a Stock Light e o Mercedes-Benz Challenge, no Brasil. Na Argentina, a Super TC 2000, Fórmula Renault 2.0 e Fiat Competizione e, na Costa Rica, a CTCC e a Copa Toyota Yaris.
Cinturato
Linha exclusiva para asfalto, mas para condições de chuva, os pneus Cinturato são desenvolvidos para expulsar a água de forma extremamente eficiente. Em conjunto com o composto mais macio do que os pneus P Zero, geram bastante aderência mesmo em condições adversas. Também é fabricado em medidas que vão do aro 13” ao 18” para competições como a Stock Light e o Mercedes-Benz Challenge, no Brasil. Na Argentina, a Super TC 2000, Fórmula Renault 2.0 e Fiat Competizione e, na Costa Rica, a CTCC e a Copa Toyota Yaris.
Scorpion Rally
Feito para superar qualquer tipo de terreno, mas tendo um desempenho ainda melhor no off-road, os pneus Scorpion Rally são fabricados do aro 14” a 16” e possuem durabilidade estrutural elevada, com lateral e banda de rodagem reforçadas para enfrentar as “piores” estradas. Estes pneus são usados em eventos como o Rally do Sertões, entre outros.
RFID
Sigla em inglês para Identificação por Rádio Frequência, o RFID é um sistema para identificação do pneu. No chip, instalado no pneu, vão informações como a data e o local de fabricação, o processo utilizado e o rastreamento de todo o processo de produção do pneu. Nas competições, este produto facilita o controle da lacração do pneu, identificando por meio de um scanner, de forma rápida e precisa, o lote do produto, além de precisar piloto, equipe e etapa em que foi utilizado.