Indústria química - 13/02/2020

Setor químico marca presença na construção da agenda legislativa da CNI


O vice-presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da CNI, Humberto Barbato

A Abiquim participou, nos dias 4 e 5 de fevereiro, do Seminário RedIndústria 2020, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em sua sede, em Brasília. O evento reuniu representantes de 92 entidades entre federações e associações setoriais da indústria para debater os projetos em tramitação no Congresso Nacional e que serão prioridade da Agenda Legislativa da Indústria 2020. O documento marca o posicionamento da indústria sobre as principais matérias legislativas de interesse ao setor em tramitação no Congresso Nacional e será lançado no fim de março. 

Durante a cerimônia de abertura, o vice-presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Humberto Barbato, relembrou que no primeiro ano da atual legislatura, o Congresso Nacional entregou para a sociedade um conjunto de reformas e marcos legais há muito esperados. 

A Abiquim foi representada nas salas temáticas e na sessão plenária do evento pela diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Marina Mattar; pelos assessores de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Lidiane Soares e Pável Pereira; e pela assessora Jurídica, Julia Christina de Souza. 

Os representantes da Abiquim defenderam a inclusão de pleitos prioritários do setor químico após ampla consulta aos seus associados através das comissões da entidade. Desse modo, o setor busca marcar posição defendendo de forma transparente e bem fundamentada os pleitos do setor,  assim como incentivar junto aos parlamentares alternativas que impulsionem a reciclagem, a logística reversa e a economia circular, além de demonstrar a importância e os benefícios que as soluções da indústria química trazem à sociedade.