Dicas - 20/02/2020

Folia com Segurança

Dunlop orienta como pegar a estrada e aproveitar o Carnaval sem preocupação


Antes de viajar

 

1 – Manutenção em dia: Saiba como estão as condições do seu carro, verificando itens básicos como fluidos, sistema elétrico e componentes de suspensão.

2 – Pneus: Pneus em mau estado representam um risco à segurança do condutor, passageiros e usuários da via. Verifique se os indicadores de desgaste (TWI) não foram atingidos, o que implica a necessidade de substituição imediata do pneu. Antes de pegar a estrada, veja também se os pneus não apresentam avarias na banda de rodagem e nas laterais. Faça a calibragem dos pneus de acordo com o manual do veículo.

3 – Roteiro de viagem: Pesquise com antecedência sobre o lugar que será visitado para evitar contratempos. Procure se informar sobre os melhores horários para viajar.

4 – Bagagem: Não deixe que as malas obstruam a visão dos vidros traseiros e dos retrovisores. Fique atento também ao limite de carga do seu veículo – excesso de peso pode danificar componentes do carro e comprometer sua segurança.

5 – Cadeirinha: Preste atenção aos acessórios indicados. Crianças de até 7 anos e meio precisam ser transportadas em dispositivos (cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação) equivalente à altura/idade.

No Caminho

6 – Cinto de segurança: Não esqueça! Além de obrigatório, os cintos são fundamentais para diminuir possíveis danos aos ocupantes do veículo em caso de acidentes.

7 – Ultrapassagem: Tenha cuidado e fique atento às sinalizações da estrada. Quando for permitida, o ideal é se distanciar do veículo à frente para ampliar o campo de visão e verificar o melhor ponto para a ultrapassagem.

8 – Chuva/Neblina: Diminua a velocidade e mantenha o farol baixo ligado. Em caso de neblina, procure se guiar pelas faixas da estrada.

9 – Responsabilidade: Dirija com a consciência de que você não é o único na estrada. Nunca ultrapasse a velocidade estabelecida na pista. E lembre-se sempre: direção e bebida alcóolica não combinam.

Depois de viajar

10 – Check–up: Mesmo com todos os cuidados recomendados acima, sempre devemos estar preparados para algum imprevisto, por exemplo, algum impacto dos pneus com buracos ou obstáculos na via ocorridos durante a viagem. Nesses casos, recomendamos um check-up no sistema de suspensão e pneus do veículo, verificando o estado geral dos componentes. A manutenção adequada da suspensão ajudará a garantir uma maior vida útil aos pneus!