Lançamento - 11/09/2020

Novo antiespumante TEGO® Foamex 852 para tintas e revestimentos combina efetividade e compatibilidade

Produto foi desenvolvido especialmente para tintas de impressão que entram em contato com alimentos


Há uma regra que costuma ser imutável quando se trata do desenvolvimento de antiespumantes para tintas e revestimentos: quanto mais efetivo o antiespumante, mais incompatível ele será e, em consequência, maior será o risco de defeitos superficiais como crateras. Essa relação entre efetividade e compatibilidade é linear nos antiespumantes, fazendo com que o desenvolvimento de novos produtos seja como um ato de equilibrismo. A questão recorrente: O que é mais importante – efetividade ou compatibilidade? Quando se aumenta uma coisa, sacrifica-se a outra, razão pela qual o uso de qualquer antiespumante precisa ser considerado com cuidado.


Mas com conhecimento e novas ideias, mesmo as regras aparentemente rígidas podem ser quebradas. E é exatamente isso que a linha de negócios Coating Additives da Evonik conseguiu fazer. O novo antiespumante TEGO® Foamex 852 oferece uma combinação única de efetividade e compatibilidade, propriedade incomum neste segmento produto do mercado consegue proporcionar. Essa tecnologia nova, com patente já requerida, concede aos formuladores um novo nível de liberdade. O produto fornece o poder antiespumante adicional  necessário – e a compatibilidade não é alterada.


O novo antiespumante foi desenvolvido especialmente para tintas de impressão que entram em contato com alimentos e, dessa maneira, atende plenamente as exigências das diretrizes Swiss A, FDA e China GB. TEGO® Foamex 852 é um antiespumante à base de siloxanos para formulações base água. O produto possui um teor de ativos de 100% e, por esse motivo, também não contém solvente. Outros benefícios do produto incluem: excelente estabilidade de cisalhamento e efetividade duradoura, algo particularmente importante para impressões em grande tiragem ou quando é necessário armazenar a tinta de impressão por períodos longos.


O processamento também é simples e flexível: o antiespumante pode ser adicionado em qualquer estágio do processo de fabricação da tinta de impressão. A linha de negócios Coating Additives trabalha constantemente na expansão contínua de seu portfólio e já está pesquisando antiespumantes adicionais com base na nova tecnologia.