Máquinas  09/04/2021 | Por: Redação

Autopeças

Meritor integra programa para desenvolver capacidade de baixo carbono

Empresa irá produzir trem de força elétrico para veículos pesados que ajudará a atender às metas de redução de CO2 da UE para 2025


A Meritor Inc. anuncia integração ao Advanced Program Center (APC), no Reino Unido, para financiar parcialmente o design e o desenvolvimento do sistema de trem de força Meritor 17Xe para caminhões pesados e ônibus elétricos. A Meritor, em consórcio com seus parceiros Danfoss Editron e Electra Commercial Vehicles, submeteu o Projeto EPIC – Electric Powertrain Integration for Heavy Commercial Vehicles (Integração de Trem de Força Elétrica para Veículos Comerciais Pesados).
 
“Nosso consórcio desenvolverá um trem de força elétrico revolucionário para veículos pesados 4x2 e 6x2 de até 44 toneladas sem redução no cubo e veículos de até 65 toneladas com redução no cubo. Esta tecnologia fornecerá aos OEMs de veículos comerciais a solução ideal para atender às metas de redução de CO2 da UE para 2025 e permitir que a Meritor expanda significativamente sua marca de portfólio de tecnologia Blue Horizon pela Europa”, disse Chris Villavarayan, CEO e presidente da Meritor.
 
Para Jeff Herrin, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Danfoss Power Solutions, segmento de negócios da empresa que inclui a Danfoss Editron, “estamos felizes por fazer parte desta equipe que está unindo forças para desenvolver a próxima geração de trem de força elétrico com emissão zero. O EPIC fornecerá solução revolucionária para OEMs de veículos comerciais, permitindo-lhes atender às metas globais de redução de CO2, aumentar a eficiência, reduzir o peso e  custos, além de um alcance maior do que as soluções existentes no mercado de hoje”.
 
“A Electra está animada com a oportunidade de fazer parte deste programa de eletrificação com base no Reino Unido. Com a extensão de alcance sendo fator crítico na adoção de veículos elétricos comerciais, estamos ansiosos em iniciar o desenvolvimento de solução de transmissão eficiente com mais espaço para bateria”, disse Sid Sadique, CEO e presidente da Electra Commercial Vehicles.
 
Cada membro do consórcio EPIC desempenhará um papel crítico na construção e validação de quatro chassis diferentes:
 
Meritor: Integração geral do motor, inversor, transmissão e eixo trativo para permitir instalação em veículos existentes, além do desenvolvimento e integração de transmissão e engrenagens, controle de transmissão e desenvolvimento de software, validação de sistema,  seleção e desenvolvimento da cadeia de abastecimento.
 
Danfoss Editron: Desenvolvimento e integração do motor elétrico e inversor.
 
Electra Commercial Vehicles: Integração mecânica e de controles do chassi elétrico da bateria
 
O sistema ePowertrain 17Xe da Meritor fornecerá até 430 kW de potência contínua com um motor elétrico de 800 volts para caminhões pesados e ônibus nas configurações 6X2 ou 4X2. O sistema integrado, adequado para veículos totalmente elétricos e com célula de combustível de hidrogênio, bem como configurações híbridas em série e híbridas plug-in, oferece embalagem projetada para caminhões com curta distância entre eixos, engrenagem otimizada para regeneração de energia. Ele será projetado para integrar o chassi existente com o mínimo ou nenhuma modificação na suspensão ou quadro.
 
O motor elétrico da Danfoss Editron é baseado em uma arquitetura patenteada e metodologia de gerenciamento térmico que excede as metas 2035 do Roadmap da APC para densidade de potência. Isso também significa que apenas um motor é necessário, um avanço significativo no design ePowertrain para serviços pesados, com a maioria dos produtos concorrentes precisando de dois motores para atender aos requisitos de potência. Exigir apenas um motor é visto como uma mudança radical na indústria, pois reduz peças, peso e custo ao mesmo tempo em que melhora a confiabilidade.
 
O EPIC oferecerá potencial zero de emissão de CO2 para veículos comerciais e outras aplicações, operando em cidades por todo o Reino Unido. Como parte deste programa, a Meritor criará um Centro Europeu de Excelência para eMobility em Cwmbran, Gales do Sul, e a Danfoss Editron criará um Centro de Inovação em Edimburgo, Escócia.
 
Este projeto criará empregos na Europa e no Reino Unido por meio dos dois novos centros e da capacidade de fabricação futura.