20/12/2020

Pneus

Pirelli Scorpion Zero All Season equipa novo Land Rover Defender

Pneu sob medida combina resistência de rolamento e alta performance off-road


A Pirelli reforçou sua parceria com a Land Rover ao criar pneus Scorpion Zero All Season que farão parte do equipamento original do mais novo Defender. Os engenheiros da Pirelli trabalharam em conjunto com seus colegas da Land Rover para projetar pneus sob medida para o novo Defender, o ícone off-road da marca, como parte de um intenso programa de desenvolvimento que aconteceu em todo o mundo nas condições mais extremas possíveis.

O Pirelli Scorpion Zero All Season nasceu como um pneu Ultra High Performance (UHP), destinado a SUVs e projetado para oferecer o máximo desempenho em todas as estações, tanto no seco quanto no molhado, garantindo excelentes níveis de conforto e segurança, como redução de ruído. Com a finalidade de atingir a meta da Land Rover de ter pneus na classe A de resistência ao rolamento, os engenheiros da Pirelli trabalharam a partir do Scorpion Zero All Season ‘padrão’, em tamanhos de 19 e 20 polegadas, para aumentar sua capacidade off-road e reduzir a resistência ao rolamento para o mínimo. Um verdadeiro desafio para a Pirelli, já que a Land Rover vem sendo um dos primeiros fabricantes do mundo a se concentrar na redução das emissões de seus novos fora de estrada.


O desenvolvimento do pneu seguiu a filosofia de ‘perfect fit’ da Pirelli, usando novos materiais para a estrutura e compostos para serem classificados como classe A em resistência ao rolamento, que foi especificamente solicitado para desempenho off-road e em grama molhada. Para este teste específico, conduzido em uma colina, a Land Rover testou o Scorpion Zero All Season da Pirelli tanto em aclive em velocidade constante quanto lateralmente na encosta para avaliar a aderência lateral neste tipo de superfície.
Para atender às metas de desempenho e eficiência da Land Rover para o Defender, os pneus Scorpion Zero All Season passaram por uma modificação na estrutura, com um novo design nos ombros e com blocos duplos na banda de rodagem, o que melhora a aderência na lama, grama e neve. Isso é essencial para o desempenho e estabilidade do veículo mesmo em altas velocidades e em superfícies tipicamente off-road.

Testes de desenvolvimento em cada superfície


O desenvolvimento do novo Scorpion Zero All Season para o mais novo Defender começou nas instalações da Pirelli em Carlisle e Milão com uma série de testes de laboratório internos, antes de passar para um programa ao ar livre. Um dos campos de teste usados​​foi o Castelo de Eastnor, em Malvern Hills, no Reino Unido, onde os pneus Scorpion Zero All Season da Pirelli foram testados em 66 milhas de terrenos variados para encontrar seus limites. Os testes de neve e gelo ocorreram no Land Rover Revi Arjeplog, no norte da Suécia, enquanto para dirigibilidade suave e conforto, a Pirelli usou a própria pista de teste da Land Rover em Gaydon, em Warwickshire, Inglaterra. Os testes de alta velocidade e dirigibilidade em piso molhado foram realizados no lendário Nürburgring, na Alemanha, e nas instalações de Applus e Idiada, na Espanha, bem como na própria pista de testes da Pirelli de Vizzola. Este é considerado, pela Land Rover, um dos melhores locais para avaliar o comportamento em piso molhado, sublinhando a longa história entre as duas empresas que remonta à década de 1970, quando o primeiro Cinturato P5 foi desenvolvido para a Jaguar.