Máquinas  27/05/2021 | Por: Redação

ABIMAQ

Setor de máquinas e equipamentos cresce 72% em abril

Comparação é com o mesmo mês de 2020


O setor fabricante de máquinas e equipamentos registrou queda na receita líquida no mês de abril em relação a março, seguindo o seu comportamento sazonal. O resultado interanual, por outro lado, manteve o desempenho positivo iniciado no segundo semestre de 2020 como reflexo do processo de recuperação da atividade na indústria de máquinas e equipamentos.

A receita total do setor foi 3,8% inferior à março de 2021, mas 72,2% acima de abril de 2020, mês que marcou o início da crise da pandemia da Covid-19 no setor.

Em abril o mercado externo foi responsável pela melhora no desempenho da indústria de máquinas e equipamentos. O crescimento das exportações foi de 8%, enquanto na receita interna ocorreu queda de 6,1% na comparação com o mês de março de 2021.

Ainda que as vendas no mercado doméstico tenham registrado queda em relação ao mês anterior, na comparação interanual superou em 102% o resultado de 2020 - em abril do ano passado as vendas encolheram 33% em razão dos efeitos da pandemia da covid-19.

As exportações de máquina e equipamentos, que já vinham de um quadro de desaceleração, sentiram fortemente a redução do comércio global em razão da pandemia. O ano de 2020 marcou a segunda queda consecutiva nas exportações. No entanto, com a aceleração do ritmo de vacinação em importantes economias, o comércio internacional vem ganhando ritmo e com ele a melhora nas exportações. Nos meses de fevereiro, março e abril houve crescimento em relação aos meses anteriores (9,9%, 8,5% e 8%, respectivamente.

Portal e logo da ABIMAQ são modernizados

Para ficar ainda mais próxima de seus associados e da sociedade, a ABIMAQ acaba de reformular o seu portal e redesenhar a sua identidade visual, que foi modernizada para seguir as inovações tecnológicas do setor. Já o portal ficou mais fácil de navegar, com design leve, responsivo, e novas seções para se acompanhar a evolução da indústria nacional. É acessado no endereço www.abimaq.org.br