Máquinas  13/08/2021 | Por: Redação

Motores

Cummins inicia testes com motor de combustão interna a hidrogênio

Empresa planeja avaliar o propulsor em várias aplicações dentro e fora de estrada


A Cummins Inc. dá mais um passo adiante no avanço da tecnologia de carbono zero ao iniciar testes com um motor de combustão interna movido a hidrogênio. O teste de prova de conceito baseia-se na liderança em tecnologia existente da Cummins em aplicações de combustível gasoso e na liderança do trem de força para criação de novas soluções de energia que ajudem os clientes a atender às necessidades ambientais e de energia do futuro.
 
“A Cummins está entusiasmada com o potencial do motor a hidrogênio para reduzir as emissões e fornecer potência e desempenho para os clientes. Estamos utilizando todas as novas plataformas de motores equipadas com as tecnologias mais recentes para melhorar a densidade de potência, reduzir o atrito e melhorar a eficiência térmica, o que nos permite evitar as limitações de desempenho típicas e compromissos de eficiência associados à conversão de motores a diesel ou gás natural em combustível de hidrogênio. Fizemos avanços tecnológicos significativos e continuaremos avançando. Estamos otimistas em trazer esta solução para o mercado”, diz Srikanth Padmanabhan, presidente do Segmento de Motores da Cummins.
 
Após o teste de prova de conceito, a empresa planeja avaliar o motor em uma variedade de aplicações dentro e fora de estrada, apoiando os esforços da empresa para acelerar a descarbonização de veículos comerciais. “O programa de motores a hidrogênio pode potencialmente expandir as opções de tecnologia disponíveis para alcançar um setor de transporte mais sustentável, complementando nossas capacidades em células de combustível de hidrogênio, baterias elétricas e motores a gás natural renovável”, afirma Jonathon White, vice-presidente de Engenharia de Negócios de Motores.
 
Os motores a hidrogênio oferecem aos OEMs e aos usuários finais o benefício da adaptabilidade, permitindo a continuidade do uso dos sistemas de transmissão mecânicos familiares com integração de veículos e equipamentos que espelham os trens de força atuais, enquanto continuam a fornecer a potência e a capacidade para atender às necessidades das aplicações.
 
Os motores a hidrogênio podem usar combustível de hidrogênio verde, produzido por eletrolisadores fabricados pela Cummins, emitindo emissões quase nulas de CO2 pelo escape e níveis quase nulos de NOx. O investimento projetado na produção de hidrogênio renovável globalmente proporcionará uma oportunidade crescente para a implantação de frotas movidas a hidrogênio utilizando células de combustível Cummins ou motor.
 
Integração Tecnologia de Hidrogênio

A Cummins está investindo em uma variedade de tecnologias para apoiar o transporte baseado em hidrogênio, incluindo motores a hidrogênio, células de combustível, eletrolisadores e tanques de armazenamento. A alta densidade de energia do hidrogênio permite o armazenamento de gás a bordo, facilmente integrado sem comprometer a carga útil do veículo ou a faixa operacional.
 
A joint venture da Cummins com o especialista em armazenamento de hidrogênio NPROXX adiciona a capacidade de integrar a célula de combustível ou motor a hidrogênio com os tanques do cilindro de gás de alta pressão e linhas de abastecimento do veículo. O NPROXX também é um fornecedor líder de recipientes de armazenamento em contêiner, permitindo o rápido reabastecimento de hidrogênio para os usuários finais.
 
O papel fundamental da Cummins na expansão da ecosfera do hidrogênio vai além das células de combustível e soluções de armazenamento para a fabricação de hidrogênio renovável descarbonizado, com a experiência de mais de 600 instalações de eletrolisadores em todo o mundo. A escalabilidade modular de nossos eletrolisadores é ideal para uma variedade de aplicações, desde o fornecimento localizado de frotas de caminhões e ônibus até eletrólise em escala de serviço público. A Cummins possui recursos exclusivos de hidrogênio, que vão desde a produção de combustível até o armazenamento e energia do veículo.