Sustentabilidade  13/12/2021 | Por: Redação

Boa ação

LANXESS promove plantio coletivo de árvores com alunos da rede pública

O evento marcou o término de um projeto de educação ambiental promovido pela companhia com escolas e organizações sociais


A indústria de especialidades químicas Lanxess, em parceria com a ong Plant-For-The-Planet e com o Instituto Anchieta Grajaú, realizaram no dia 10 de dezembro um evento de plantio coletivo de 80 mudas de árvores em um local de agrofloresta coordenado pelo Instituto em São Paulo. O evento marcou o término de um projeto de educação ambiental promovido pela companhia com escola públicas e organizações sociais da zona Sul da cidade.

O projeto, chamado de "Circuito Ambiental Juntos pelo Clima", envolveu atividades educacionais em 12 escolas públicas nas cidades de Jarinu e São Paulo, além de duas ONGs também em São Paulo, nos arredores do escritório administrativo da companhia. O objetivo do projeto foi levar oficinas educacionais que contribuem para ampliar a compreensão dos alunos sobre desafios ambientais atuais. As atividades propuseram reflexões sobre a própria vivência dos jovens como meio ambiente e sobre como podem se comprometer a ser parte da solução no futuro.

"Na Lanxess a sustentabilidade é uma premissa fundamental que está presente diariamente em todas as nossas ações. Com esse projeto, queremos contribuir com a comunidade e ter cada vez mais um papel ativo na transformação da sociedade em direção a um mundo mais esclarecido e engajado com a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais", destaca Eliane Siviero, CEO da Lanxess no Brasil. "Acreditamos que, com projetos como esse, levamos o compromisso da Lanxess para além dos muros da empresa e buscamos engajar e sensibilizar a geração que representa o futuro de nosso planeta", finaliza a executiva.

O circuito ambiental e o plantio coletivo foram realizados com o apoio do Instituto Anchieta Grajaú, organização sem fins lucrativos que promove apoio socioassistencial a famílias e jovens em situação de vulnerabilidade. A ação de encerramento foi realizada com a participação de alunos da escola EE Prof. Luiz Gonzaga Pinto e Silva, localizada no Jardim São Luiz (São Paulo). O Juntos pelo Clima também contou com o apoio especializado da ONG Plant-for-the-Planet, uma iniciativa de crianças e jovens para combater a crise climática global plantando árvores nativas.

Na ocasião também foram distribuídas bombas de sementes preparadas pelos próprios alunos da rede pública durantes as oficinas do projeto promovido pela Lanxess. A técnica das "seed bombs" promove o cultivo de plantas e a regeneração de árvores nativas pelo arremesso de bolas compostas por argila, substrato vegetal e sementes.

As atividades do circuito ambiental contaram com o apoio de educadores ambientais e foram estruturadas em espaços lúdicos e educativos. As oficinas promoveram apresentações de filmes de curta metragem sobre temas ambientais; dinâmicas artísticas; e atividades de estímulo à criatividade, como pinturas, desenhos e poesias.

Sustentabilidade

Há dois anos, a Lanxess publicou seu plano sobre como se tornar neutra para o clima até 2040. Em 2020, a empresa de especialidades químicas também se comprometeu a reduzir em 15% a retirada de água em áreas com estresse hídrico particularmente alto até 2023, e a melhorar ainda mais o desempenho de sustentabilidade de seu portfólio para eliminar substâncias críticas nos produtos e a desenvolver alternativas seguras. E definiu ainda o compromisso de não comercializar nenhum novo produto químico final que contenha substâncias críticas em uma concentração de mais de 0,1%.

A empresa de especialidades químicas também aposta em sistemas de incentivos para ampliar ainda mais a sustentabilidade em seus processos: desde o início do ano, existe um novo sistema de remuneração para a Diretoria Global. Aproximadamente um terço da remuneração variável está vinculado ao desempenho de sustentabilidade da empresa. Especificamente, o desempenho da empresa em proteção climática e em segurança ocupacional será considerado nesse sistema para 2021.

No último mês, a Lanxess se destacou em sua atuação em sustentabilidade e ficou em primeiro lugar no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) Europa, na categoria "Produtos Químicos", alcançando 87 pontos de um total de 100. No DJSI World, a Lanxess ficou em segundo lugar.