Colunistas  17/01/2023 | Por: Antonio Spalletta

Tudo e todos conectados


O caminhar de uma nação é trilhado por líderes com metas e sonhos que devem refletir o anseio e bem estar de seu povo. Entretanto, governantes são humanos suscetíveis a falhas, erros e emoções, que muitas vezes atendem interesses de elites em detrimento da nação. A perfeição está longe de ser atingida e diminuir a distância até ela é obrigação democrática de todos. 

O mundo encontra-se num turbilhão de mudanças que refletem a insatisfação com o “status quo” atual, aprofundando disparidades físicas, ansiedades psicológicas, distanciamento social, desbalanço econômico e desrespeito ao meio ambiente. A globalização avançou tanto que poderá gerar uma desglobalização com o Brasil inserido neste contexto, muito embora relativamente longe da complexidade geopolítica e melhor preparado para desafios alimentares.

Nossa indústria de borracha caminha cautelosamente em meio a uma desindustrialização nacional e sua tecnologia para os novos veículos elétricos que nos rondam ainda não se fez presente, como mostra nossa matéria de capa sobre reciclagem. 

O ABB – Anuário Brasileiro da Borracha 2022/2023 “está no forno”e será ainda mais especial, trazendo as tradicionais informações estatísticas e empresariais, além de um panorama conjuntural da economia brasileira. É impossível falar de borracha e não falar de Brasil. No mundo moderno, tudo e todos andam cada vez mais conectados. Por isso, é bom saber com quem você está ligado. Boa leitura, amigos!