Sustentabilidade  10/06/2024 | Por: Redação

Sustentabilidade

Goodyear reforça o seu compromisso com a sustentabilidade

Empresa concentra ações em diversos pilares para atuar com responsabilidade nas necessidades da sociedade e do meio ambiente


A Goodyear atua em uma série de práticas em suas plantas industriais e em seu Campo de Provas, e no Dia Mundial do Meio Ambiente reforça o seu compromisso com a sustentabilidade. A companhia, engajada com as gerações futuras, busca alternativas para equilibrar as necessidades e a preservação dos recursos naturais.

A empresa possui uma série de iniciativas realizadas em suas unidades industriais em Americana e em Santa Bárbara d'Oeste, além de seu Campo de Provas, como:

O Sistema de Reúso de Água no processo produtivo: Implantado em 2010, hoje 50% em média de toda água usada no processo de manufatura da unidade é reutilizada, passando por uma estação de tratamento de água (ETA) e distribuída para os processos produtivos, como a geração de vapor, resfriamento de borrachas, máquinas e motores.
Processo sustentável no Campo de Provas: Na área de pista molhada (Pistas de Frenagem, Skid Pad, North Approach (Teste wet Grip) e Área de Dinâmica Veicular, os testes são realizados com água de reúso, mantendo um sistema cíclico graças a um reservatório de água e bombas que possibilitam molhar de forma controlada a pista com lâmina de água, retornando ao reservatório após o uso.
Certificação de energia renovável: Desde abril de 2022, a Goodyear do Brasil estabeleceu um acordo para obter créditos internacionais de energia renovável para cobrir 100% da eletricidade comprada em sua planta em Americana.
"Aterro Zero" em suas plantas industriais: Desde 2007, 100% dos resíduos gerados na fábrica de Americana e, posteriormente, na fábrica de Santa Bárbara D'Oeste são enviados para destinação final ambientalmente correta, de acordo com as características dos resíduos, por meio de tecnologias de reciclagem, compostagem, coprocessamento, entre outros processos.
 
Em 2022, a empresa lançou no Brasil o Wrangler Workhorse AT, pneu produzido no Brasil, em sua planta de Americana (SP), que traz o óleo de soja em sua composição, em substituição aos derivados de petróleo. Diversas medidas do pneu para picapes e SUVs já estão disponíveis no mercado.
 
Em 2023, a Goodyear Tire & Rubber Company anunciou o pneu de demonstração com 90% de materiais sustentáveis, tendo 17 ingredientes em 12 diferentes componentes.

A Goodyear, signatária da Reciclanip, entidade criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) em 2007, está voltada exclusivamente para a coleta e destinação de pneus inservíveis. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. O trabalho comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país.