Pneus  10/06/2024 | Por: Redação

Pneus

Metzeler lança Roadtec 02 no Festival Interlagos Motos

Tecnologia do novo modelo adapta o comportamento do pneu do Sport-Touring ao Supersport e já está disponível no mercado brasileiro


O Festival Interlagos Motos 2024 recebeu no dia 5 de junho o lançamento do Metzeler ROADTEC 02, pneu com tecnologia inovadora que adapta a banda de rodagem à pilotagem do motociclista. O produto chega ao mercado brasileiro neste mês após ser submetido a uma série de testes, com direito a uma experimentação ao ar livre no tradicional circuito da capital paulista.

"O ROADTEC 02 é um pneu que se adapta não somente ao estilo de pilotagem, mas também às condições da pista. Considerando a diversidade do clima do Brasil, a versatilidade do ROADTEC 2 será uma grande aliada dos motociclistas pelo país", afirma Rutembergue Fonseca, diretor de Marketing de Pneus de Moto da Metzeler na América Latina.

O novo pneu Metzeler ROADTEC 02, agora disponível para o público, introduz uma nova tecnologia que permite se beneficiar do comportamento de dois pneus em um único pneu. O Adaptive Tread Design adapta a geometria dos sulcos de acordo com o estilo de pilotagem do motociclista, assim variando a superfície de contato com o asfalto e consequentemente o comportamento do pneu, do Sport-Touring ao Supersport. Quase uma nova categoria de pneus, o "Super-Sport Touring" permite uma gama de desempenho muito mais ampla dependendo do estilo de pilotagem.

Quando o motociclista tem um estilo de pilotagem mais suave, ou em condições molhadas, os longos sulcos da banda de rodagem favorecem o escoamento da água e a correta mobilidade do composto da banda de rodagem, ajudando a oferecer aquecimento rápido, conforto e aderência. Ou seja, as qualidades e o comportamento típicos de um pneu Sport-Touring.

No entanto, quando se prefere um estilo de condução mais esportivo – em condições secas – maiores transferências de carga e impulsos laterais fazem com que parte dos sulcos se fechem, aumentando assim a compactação e a estabilidade da banda de rodagem. Isso lhe permite aproveitar ao máximo as qualidades de aderência do composto, melhorando a precisão na pilotagem e modificando seu comportamento, para se aproximar de um pneu supersport.

Os pneus dianteiros e traseiros foram concebidos com o mesmo padrão de banda de rodagem para garantir o mesmo comportamento adaptativo em ambos os eixos. Esse padrão do novo pneu ROADTEC 02, em comparação com o antecessor ROADTEC 01 SE, aumenta a relação cheio/vazio, aumentando assim a área de contato e tornando-a mais uniforme à medida que o ângulo de inclinação varia, de modo a garantir uma condução mais suave e mais precisa. Além disso, uma menor presença de ranhuras leva a menos interrupções na banda de rodagem, em benefício do conforto acústico (menos ruído da estrada).

Os pneus traseiros são de composto duplo para combinar estabilidade em altas velocidades com aderência na inclinação também em superfícies molhadas, esta última atingida graças à nova geração de compostos 100% à base de sílica, tanto para a dianteira quanto a traseira, que otimizam a aderência química em estradas molhadas.