Economia  09/09/2024 | Por: Redação

Indústria química

Petrobras passa a ser associada da Abiquim

Adesão é extensão de parceria inédita celebrada em junho, quando a Abiquim assinou Memorando de Entendimento com a Petrobras


A Petrobras, uma das maiores empresas de exploração e refino de petróleo do mundo, passou a integrar o corpo de associadas da Abiquim no final de agosto, mostrando o reconhecimento de todo o trabalho que a entidade tem feito em seis décadas de existência como representante da indústria química nacional.

Essa adesão é  uma extensão de uma parceria inédita e histórica celebrada oficialmente no mês de junho deste ano, quando a Abiquim  assinou ‘Memorando de Entendimento’ com a Petrobrás para avançar na oferta de gás natural, cuja proposta é trazer os melhores processos e melhores práticas,  além de discussões em torno do fornecimento do gás natural no Brasil. A parceria, fruto de um trabalho que iniciou em agosto do ano anterior entre as equipes técnicas das respectivas entidades, resultou em um Grupo de Trabalho que, por sua vez, entre 34 iniciativas discutidas durante esse período, elegeu o gás natural como tema mais importante para a indústria química nacional.

 Segundo André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, é uma honra contar com Petrobras como a nova associada na categoria Holding. Quanto ao Memorando de Intenções, o dirigente afirma que ele segue com rodadas de interações técnicas e jurídicas, cujo andamento está prestes a ser concluído: alcançando sinergias entre as partes. “Com a publicação do plano Gás para Empregar do Governo Federal, a tendência é melhorar ainda mais a parceria. O alto volume de consumo de Gás Natural para o setor justifica a continuidade das tratativas. Estamos muito contentes quanto à capacidade técnica e à lisura do processo e como vem sendo tratado por ambas as partes.”