Borracha  09/09/2024 | Por: Redação

Projeto Borracha Nativa

Mercur investe na construção da cadeia sustentável da borracha

Iniciativa valoriza o trabalho das populações tradicionais da floresta na produção e comercialização da borracha natural


A Mercur adquire borracha natural de árvores nativas da Amazônia por meio de seringueiros que vivem nas Reservas Extrativistas Rio Xingu, Riozinho do Anfrísio, Rio Iriri e na Terra Indígena Xipaya, localizadas no Pará, e nas Terras Indígenas Igarapé Lourdes, Rio Branco, Sete de Setembro e Uru-Eu-Wau-Wau, localizadas em Rondônia.

Esta matéria-prima é utilizada em parte dos produtos da empresa, como parte do projeto Borracha Nativa. Este projeto busca preservar a cultura dos povos da floresta e fortalecer reservas extrativistas e terras indígenas, estimulando a produção e comercialização da borracha natural.

A partir da iniciativa, a Mercur valoriza o trabalho das populações tradicionais da floresta, buscando manter um modelo de comercialização focado na remuneração justa, melhorar a infraestrutura local e aprimorar os processos extrativistas. Porém, devido à demanda de látex ser maior que a capacidade de produção dos extrativistas, a empresa também adquire borracha natural de outras regiões do país.