Economia  23/09/2024 | Por: Redação

Indústria química

LANXESS ganha Prêmio de Inovação ICIS por materiais para baterias LFP

Alternativa é competitiva e sustentável às cadeias de fornecimento asiáticas


A empresa de especialidades químicas LANXESS desenvolveu novos óxidos de ferro de alta qualidade para uso em baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) e recebeu o Prêmio de Inovação ICIS 2024 pela categoria "Melhor Inovação de Produto por uma Grande Empresa". A premiação reconhece a contribuição da LANXESS para o desenvolvimento de cadeias de valor para baterias LFP nas regiões ocidentais.

As baterias LFP são um tipo seguro e econômico de bateria, com alta estabilidade térmica e de ciclos. Elas são usadas principalmente em carros elétricos e sistemas de armazenamento de energia estacionários. A LANXESS oferece óxidos de ferro de alta qualidade para baterias sob a marca Bayoxide, que servem como matérias-primas personalizadas para a síntese do material de cátodo LFP. Esses produtos são especificamente adaptados às necessidades dos fabricantes de LFP e garantem alta qualidade, desempenho e eficiência das baterias.

"Este prêmio confirma nossa força inovadora no campo da tecnologia de baterias sustentáveis. Com nossos graus de baterias Bayoxide, estamos contribuindo significativamente para a eletrificação da mobilidade e para a transição energética", afirma Michael Ertl, chefe da unidade de negócios de Inorganic Pigments (Pigmentos Inorgânicos) da LANXESS. "Nosso objetivo é oferecer aos nossos clientes na Europa e nas Américas uma alternativa competitiva e ecologicamente correta às cadeias de fornecimento dominantes da Ásia para LFP“, destaca.

Outro precursor para baterias LFP

A LANXESS também planeja oferecer fosfato de ferro como precursor para LFP. Até agora, há pouca capacidade disponível na Europa para o fosfato de ferro usado na produção de LFP. A empresa está atualmente avaliando a possibilidade de instalar suas próprias capacidades de produção no local existente. A LANXESS pode contar com instalações comprovadas em sua unidade na Alemanha, sendo a única grande produtora na Europa e uma das poucas no mundo.

Um estudo de viabilidade mostrou que a tecnologia está pronta para a produção em grande escala e oferece uma alternativa econômica e sustentável ao processo de produção de LFP atualmente usado na China. O processo chinês é baseado no uso de sulfato de ferro e produz efluentes com alto teor de sal.

O processo da LANXESS, por outro lado, extrai o fosfato de ferro diretamente do ferro e do ácido fosfórico. Como resultado, não são geradas emissões prejudiciais ao clima de óxidos de nitrogênio e enxofre, nem efluentes com altas cargas de sal. 

LFP: alternativa econômica às baterias de íon-lítio

As baterias automotivas com cátodos de LFP estão em ascensão no mundo todo. Fabricantes de veículos estão equipando cada vez mais seus modelos de grande volume com elas. Comparadas à tecnologia de íon-lítio com cátodos à base de níquel, manganês e cobalto (NMC) ou níquel, cobalto e alumínio (NCA), as baterias LFP são significativamente mais econômicas em termos de matérias-primas e produção. Não há necessidade de extrair metais pesados caros e raros para suas células. 

Isso tem um impacto significativo nos custos dos veículos, já que o material do cátodo representa mais de 60% do custo da célula. A tecnologia de baterias LFP também se caracteriza por um alto número de ciclos de carga e uma longa vida útil. Ao mesmo tempo, as baterias são termicamente mais estáveis e seguras.

Prêmio de Inovação ICIS

Os Prêmios de Inovação ICIS são apresentados anualmente desde 2004 pela revista ICIS Chemical Business. Eles reconhecem empresas que alcançam desenvolvimentos significativos na indústria química nas áreas de produtos, processos e sustentabilidade. O júri é composto por especialistas independentes de ciência, indústria e mídia.