No mês de novembro, os emplacamentos totais de veículos anotaram retração de 7,3% em relação a outubro, segundo dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Essa queda está relacionada ao menor número de dias úteis (19 dias em novembro, ante 23 dias úteis em outubro) como consequência de feriados. No entanto, o confronto de novembro/2024 com o mesmo mês de 2023 é positivo em mais de 16% e o acumulado dos 11 meses indica crescimento de 16,4%, muito em linha com as projeções da FENABRAVE, que apontam para um aumento total estimado em 16,8% até o final de dezembro.
“Temos o melhor acumulado para o período janeiro-novembro desde 2014 (4.583 milhões de unidades naquele período) e caminhamos para um crescimento projetado de quase 17%, com altas importantes em quase todos os segmentos, exceto implementos rodoviários e máquinas agrícolas”, afirma Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.
Comercialização de veículos usados atinge recorde em 2024
Segundo levantamento da FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores -, em outubro, foram contabilizadas 1.447.139 de transações de veículos usados, representando um aumento de 7,8% em relação a setembro de 2024 e de 18% na comparação com outubro de 2023. No acumulado dos 10 meses do ano, foram negociadas mais de 13 milhões de unidades, avanço de quase 10% em relação ao mesmo período de 2023.
“O mercado de automóveis e comerciais leves, seja de novos como de usados, vive boa fase, tanto que, se compararmos os acumulados de 2024 e de 2021, ano que registrou o recorde de transações de usados, estamos vivendo um momento superior em quase 250 mil unidades, o que pode fazer com que 2024 estabeleça um novo pico histórico para as vendas deste segmento”, analisa Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.
Os dois dias úteis a mais em outubro sobre setembro de 2024, e a oferta aquecida de crédito ao mercado explicam o bom desempenho para a maior parte dos segmentos. “Para ônibus usados, em função dos pedidos realizados pelo Programa Caminho da Escola, é natural que tenhamos uma queda na evolução das transações de usados, pelo aumento das vendas de novos”, explica Andreta Jr., que analisa, também, o mercado de motos: “Como estamos tendo problema de logística em função da seca, o mercado de motos novas não cresceu tanto quanto poderia, favorecendo a comercialização de motos usadas”, comenta o presidente da FENABRAVE.
Desempenho por segmento
Os segmentos de automóveis e comerciais leves usados tiveram alta de 8,2% sobre setembro/2024 e de 17,8% em relação a outubro do ano passado. Os modelos, com até 3 anos de fabricação, representaram 13,4% do total negociado no mês. No ano, esses veículos respondem por 11,6% das transações.
As transações de caminhões usados também mostraram crescimento. Em outubro, 33.237 caminhões foram negociados, marcando um avanço de 9% sobre setembro e de 14,6% em relação a outubro de 2023.
Os implementos rodoviários usados transacionados também seguem positivos, com altas de 6,3% frente a setembro e de 7,8% sobre o mesmo mês do ano passado. A alta, no acumulado, foi de 2,8%.
Já as transações de ônibus usados permanecem negativas em 2024, registrando queda de 2% em relação a setembro e redução de 11,5% em relação a outubro do ano passado. No acumulado dos primeiros 10 meses de 2024, a retração chega a 6,1%.
No segmento de motocicletas usadas, houve alta de 6,7% em outubro nas vendas, se compararmos a setembro, totalizando 319.175 unidades. O segmento segue em crescimento, com aumento acumulado de 10,8%, de janeiro a outubro, em relação ao mesmo período do ano passado.