A picape JAC HUNTER HD AT 4x4 representa uma nova fase da fabricante no país. Referência quando o assunto é carro elétrico, a JAC agora entra no mundo das picapes médias. E a estreia não poderia ser melhor. A HUNTER chega com o melhor custo/benefício da categoria, além de ser a maior picape da classe e ter a maior garantia do mercado, com 8 anos de cobertura total. As primeiras mil unidades serão oferecidas por R$ 239.900, exatos R$ 20 mil a menos do que o preço de lista, R$ 259.900.
O público de picapes espera por um modelo robusto e que passe confiança para o uso pesado no dia a dia. Longos testes de rodagem garantiram a tropicalização da JAC HUNTER, adaptando-a às condições desafiadoras do Brasil.
Foram rodados mais de 1 milhão de quilômetros por todas as regiões do país em 18 meses. Com isso, a montadora tem a confiança de oferecer uma garantia de 8 anos sem limite de quilometragem para uso particular ou 250.000 km para uso comercial, indo bem além das competidoras.
“Ao longo do período de testes fizemos várias modificações na HUNTER para adaptação ao mercado brasileiro e aprovamos a garantia de 8 anos”, destaca Nicolas Habib, COO da JAC Motors.
Grande capacidade de carga
Quem busca uma picape média não dispensa capacidade de carga. Nesse quesito, não há nada no segmento como a HUNTER. São 1.400 kg de carga total. O nome Heavy Duty é mais do que justificado. A caçamba tem capacidade de volume de 1.135 litros, além de ser equipada com proteção de série.
Dimensões superlativas
No capítulo dimensões, a HUNTER tem 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,92 m de altura e 3,11 m de distância entre-eixos. Por ser 10 centímetros mais alta e 10 cm mais larga do que a líder do segmento, o conforto é superior à média.
O mesmo vale para os passageiros de trás, que contam com duas entradas USB e também com saídas de ar. O piso plano ajuda a acomodar ocupantes maiores, que viajam mais confortavelmente graças à maior inclinação do encosto do banco traseiro. Ainda há bolsos para revistas e celulares nas costas das poltronas dianteiras.
Design agressivo
Como não poderia deixar de ser, o desenho agressivo é o cartão de visita da HUNTER. Os faróis divididos são do tipo full-LED, sem lâmpadas halógenas, o que aumenta o alcance em situações de baixa luminosidade. A assinatura visual de LED oferece luzes de rodagem diurnas de alta intensidade, destacando a picape nas estradas. Uma grande moldura cinza emoldura o conjunto, valorizando a ampla grade tipo colmeia. Para combinar, o logotipo da JAC é escurecido.
As laterais exibem vincos demarcados, que se sobressaem ainda mais devido aos para-lamas ressaltados, cujas molduras se integram visualmente com a dianteira. O santantônio estilizado e o rack do teto também vêm de série. Retrovisores e maçanetas recebem acabamento cromado, o que aumenta a sensação de requinte. Para finalizar o design marcante, a traseira tem lanternas com filetes verticais de LED.
Motor turbodiesel e câmbio automático ZF de 8 marchas
Equipada com motor 2.0 turbodiesel, a HUNTER dispõe de 191 cv de potência a 3.600 rpm e 46 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm. O câmbio automático sequencial é o ZF de 8 marchas, transmissão reconhecida pela rapidez, suavidade e capacidade de adaptação a diferentes relevos, sendo capaz de detectar ágilmente a necessidade de freio motor. Não por acaso, é usado por marcas como Audi e BMW. O conjunto leva a picape de zero a 100 km/h em 11,9 segundos e à velocidade máxima de 185 km/h.
São nada menos que quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Lama. Cada um deles altera notavelmente o comportamento da HUNTER. No econômico, as marchas altas são priorizadas, reforçando a economia de combustível. O normal traz equilíbrio para o uso cotidiano. O esportivo muda o mapeamento da central eletrônica, privilegiando o torque e desempenho. Para evitar o destracionamento e moderar a força elevada do propulsor, a opção lama parte em segunda marcha. Se o motorista quiser, há a possibilidade de ajustar o nível da assistência de direção, que pode ser normal ou esportiva.
Um comando giratório permite selecionar os diferentes modos de tração. Na condução normal, a tração é repassada para as rodas traseiras. Se for necessário, a tração 4x4 High pode ser acionada rapidamente, possibilitando maior aderência em pisos difíceis. É o suficiente no momento de encarar trilhas e lama. Já o modo 4x4 reduzido é voltado a desafios ainda mais pesados.
Na hora do off-road, a HUNTER tem bons ângulos de entrada (27 graus) e de saída (23 graus). A altura em relação ao solo é de 24 centímetros, já a capacidade de rampa é de 30%. Vital nas manobras no asfalto e fora dele, o diâmetro de giro é de apenas 12,4 metros.
O nível de consumo é moderado: são 9 km/l de diesel na cidade e 10,2 km/l na estrada. Graças ao tanque de 80 litros, a autonomia rodoviária chega a 816 km.
Acabamento premium
O acesso à cabine é facilitado pelo estribo lateral de série e pelas alças na coluna A. E a recepção não poderia ser melhor. Logo ao entrar, o acabamento premium já sobressai. Os revestimentos de couro artificial marrom estão até no console central e nos quatro painéis das portas. Os bancos são trabalhados em matelassê, e chamam a atenção também por terem ajustes elétricos para o motorista (seis posições) e carona (quatro posições), além de aquecimento em ambos. Amplas abas laterais ajudam a segurar os movimentos do corpo nas curvas.
Assim como o acabamento, o alto nível de tecnologia fica claro em vários pontos. O painel digital, com visor de 7 polegadas, possui gráficos coloridos de alta definição e pode ser personalizado. A enorme central multimídia tem 13 polegadas e tela vertical. O formato de tablet facilita a visualização de diversas informações ao mesmo tempo, sem a necessidade de trocar de tela. É possível conectar o Android Auto ou Apple CarPlay rapidamente, sem falar no sistema de recarga wireless de smartphones. Para maior agilidade, o ar-condicionado pode ser controlado também por botões físicos.
Entre muitos recursos, a tela exibe as imagens das câmeras da HUNTER. Não há apenas câmera de ré; a dianteira também possui uma, proporcionando saídas seguras de garagens. Somam-se a elas as câmeras laterais, e o conjunto possibilita visualizar o entorno da picape em 360 graus. Juntamente com os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a tecnologia ajuda muito em balizas.
O sistema de som tem quatro alto-falantes e dois tweeters, garantindo, assim, uma boa qualidade de reprodução. Amplas regulagens de equalizador e balanço podem ser acessadas rapidamente.
Elevado em relação ao motorista, o console central exibe a manopla do câmbio eletrônico, além de concentrar as demais funções de ajuste do carro. O freio de mão eletrônico tem auto hold, tecnologia que aciona os freios automaticamente em paradas, poupando a perna do motorista. Também ficam ali os comandos do sistema de tração e dos diferentes Drive Modes. Outros três botões podem acionar ou desabilitar o controle de estabilidade e os desembaçadores do para-brisa e do vidro traseiro.
O espaço destinado a objetos é amplo, e inclui porta-copos central de dois tamanhos diferentes, perfeito para acomodar copos e garrafas sem o risco de derramar. O porta-objetos do apoio de braço dianteiro é refrigerado, destacando-se pela regulagem do fluxo de ar. Além da tomada de 12V no console, há duas portas USB na dianteira e uma na traseira. Os passageiros de trás, que já desfrutam de amplo espaço, contam ainda com saídas de ar e apoio de braço com outros dois porta-copos.
Segurança aprovada
Assim como o pacote de tecnologia, o nível de segurança da JAC HUNTER é elevado. Com cinco estrelas no teste do Australasian New Car Assessment Program (Ancap), programa de avaliação de carros novos vendidos na Austrália e em mercados asiáticos, a HUNTER possui um bom pacote de segurança ativa e passiva.
Os itens de segurança ativa incluem freios a disco nas quatro rodas, hill-holder e controles eletrônicos de tração e de estabilidade. A segurança passiva, por sua vez, é reforçada pelos seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina).
Pacote de itens de série completo
Entre os outros muitos itens de série estão teto solar elétrico, retrovisores com rebatimento automático e vidros com função um-toque para todos, que podem ser fechados a distância com o botão de trancar da chave keyless. Além disso, os vidros podem fechar automaticamente quando começar a chover.
Somam-se ao pacote os seguintes equipamentos: rodas de liga leve aro 18 diamantadas; pneus fora de estrada 265/60 R18; apoio de braço traseiro com porta-copos; luzes de leitura individuais de LED; projeção do logotipo JAC ao abrir as portas; volante multifuncional; controle de velocidade de cruzeiro; fechamento automático das portas programável; faróis ajustáveis em altura; controle de pressão dos pneus; cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura; para-sóis com espelhos e iluminação; e luzes de LED customizáveis na cabine.