A cada par de Havaianas novo adquirido, um ciclo de uso das antigas se encerra. Agora, a marca propõe uma alternativa sustentável para garantir que esses produtos possam ser reciclados e dar origem a novos itens, por meio do Havaianas reCICLO, um programa de logística reversa e reciclagem.
Em parceria com a startup Trashin, especializada na gestão de resíduos, a marca visa reintegrar os chinelos ao processo produtivo, destinando-os corretamente e reciclando-os para a fabricação de diversos produtos. Além disso, o programa fomenta a geração de renda para cooperativas de reciclagem parceiras.
Como Funciona?
A primeira etapa do processo ocorre nas lojas participantes, onde os consumidores podem levar as Havaianas que não estão mais em uso e depositá-las nas urnas de coleta.
Após a coleta, as cooperativas de reciclagem realizam a triagem do material. Os chinelos recolhidos são então encaminhadas para a reciclagem, contribuindo para a geração de renda adicional para famílias envolvidas nesse processo e promovendo um impacto social positivo.
Transformação do Produto
O material reciclado passa por um processo de transformação e ganha um novo ciclo de vida, sendo reutilizado na produção de novos itens, como tapetes, pneus maciços para carrinhos de mão e mobiliário revestido com manta de borracha, como bancos e prateleiras.