Automotivo  31/03/2025 | Por: Redação

Artigo

O futuro da indústria automotiva em 2025

Por Simone de Azevedo, diretora comercial da Mobensani


Movida por avanços tecnológicos e mudanças nas demandas do mercado global, a indústria automotiva está atravessando uma fase transformadora de sua história. Em 2025, as principais tendências estarão voltadas à inovação, priorizando a segurança, estabilidade e a durabilidade dos veículos, dentro de um contexto em que, globalmente, consumidores têm optado por permanecer mais tempo com seus veículos.

No Brasil, a indústria automotiva sinaliza um ano promissor em 2025 com retorno ao crescimento, criando condições favoráveis para investimentos nas tendências globais. Outra expectativa animadora é o retorno do Salão do Automóvel, programado para 2025 com estimativa de atrair um milhão de visitantes, o evento é de grande importância como catalisador de visibilidade e inovação no mercado brasileiro. 

Dentro de todo esse contexto, todo um cenário de oportunidades se abre para as indústrias de reposição e autopeças: até 2027, a consultoria Technavio prevê uma expansão de mais 6% ao ano no setor, com movimentações de US$ 164.58 bilhões dentro do período. Esse indicador, somado à necessidade de produtos e soluções que acompanhem as mudanças do mercado e contribuam para a manutenção de veículos que tendem a circular por mais tempo no Brasil e no mundo.

Com um panorama global e local marcado por transformações tecnológicas e pelo aumento do tempo de circulação dos automóveis, o futuro da indústria automotiva em 2025, em síntese, deve ser pautado pela convergência entre inovação , segurança e busca por uma maior durabilidade dos veículos , prometendo ser um marco para a consolidação de tendências que podem fortalecer a retomada de um setor fundamental para a economia do país.