Máquinas  08/09/2025 | Por: Redação

Maquinatual

Motor Cummins F 4.5 equipa Volare Fly 12

Veículo consolida nova categoria entre os micro-ônibus de grande capacidade


O Volare Fly 12 deu início a uma nova proposta de transporte coletivo ao reunir robustez, agilidade e maior capacidade de passageiros em um formato mais compacto, ideal para centros urbanos, ao ser apresentado em 2024 pela Volare. Desde então, o modelo tem consolidado uma categoria inédita no setor, reconhecida pela combinação entre eficiência operacional e desempenho. Para viabilizar essa configuração inovadora, o motor Cummins F 4.5 teve papel estratégico.

Com 213 cv de potência e 780 Nm de torque, o propulsor entrega a força necessária para movimentar até 64 passageiros com agilidade na aplicação escolar, mesmo em percursos com paradas frequentes, rampas e tráfego intenso. Compacto e leve, o F 4.5 contribui diretamente para o layout mais enxuto do veículo, permitindo melhor aproveitamento dos espaços, sem comprometer desempenho. Sua resposta rápida em baixas rotações — característica essencial para ciclos de fretamento e escolares — melhora a dirigibilidade e reduz o esforço do condutor, aumentando o conforto dos passageiros.

Outro diferencial da motorização da líder em tecnologia de energia é a eficiência no consumo de combustível, aliada à conformidade com as normas Proconve P8 (Euro VI), o que torna o modelo competitivo não só em desempenho, mas também em custo operacional e sustentabilidade.

“O Volare Fly 12 representa uma revolução no segmento escolar e de fretamento. Ele inaugura uma nova categoria ao unir o porte compacto de um micro com robustez e capacidade ampliada. A excelente aceitação no mercado comprova que essa proposta vai ao encontro das necessidades dos operadores, que buscam eficiência, conforto e menor custo operacional. O motor Cummins F 4.5 é peça-chave nessa equação — com 213 cv e 780 Nm de torque, oferece o desempenho, a economia e a confiabilidade que fazem toda a diferença em operações intensas e variadas”, comenta Sidnei Vargas, gerente executivo comercial mercado interno da Volare

Produzido pela Volare, o Fly 12 tem capacidade para até 45 passageiros na versão fretamento. Em sua configuração escolar, pode transportar até 64 estudantes, além do motorista e auxiliar. Suas dimensões — 11.730 mm de comprimento, 2.484 mm de largura e 3.337 mm de altura — fazem do modelo uma solução versátil para frotas públicas e privadas.

“Desde o lançamento da plataforma F no Brasil, em 2011, a Cummins tem se dedicado a inovar essa motorização, desenvolvendo tecnologias sob medida para atender às necessidades dos clientes”, afirma Antonio Almeida, diretor de Vendas On-Highway da Cummins Brasil.