O Brasil vendeu em janeiro 12.556 veículos leves eletrificados, segundo a nova classificação de eletrificados adotada pela ABVE Data a partir da série histórica que se inicia este mês. Pela nova metodologia, esse total refere-se à soma de emplacamentos de BEV (veículos 100% elétricos), PHEV (veículos híbridos elétricos com recarga externa), HEV e HEV Flex (veículos híbridos com tração elétrica, mas sem recarga elétrica).
O total, portanto, não inclui os micro-híbridos, ou MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicles), que são os veículos híbridos sem tração elétrica e com motorização abaixo de 60V. A partir de janeiro de 2025, os MHEV não são mais classificados como veículos eletrificados pela ABVE Data, para efeito de acompanhamento da evolução da eletromobilidade no Brasil. Ainda assim, a evolução desses veículos seguirá sendo contabilizada pela ABVE Data, em quadros separados, e constará do site da ABVE.
Transparência
O ajuste no critério de classificação dos eletrificados pela ABVE Data decorre do entendimento de que a chegada ao mercado dos novos veículos híbridos MHEV de 12V, a partir de outubro de 2024, pode gerar uma distorção dos dados sobre o crescimento real da venda de veículos eletrificados no Brasil.
“Fizemos essa atualização nos critérios da ABVE Data para deixar mais claro ao consumidor e ao mercado em geral quais veículos podem efetivamente ser considerados eletrificados e quais não”, afirma Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
“Consideramos ser importante aprimorar a metodologia de classificação dos eletrificados no Brasil para dar uma informação mais fiel à realidade da eletromobilidade no Brasil, no interesse tanto do consumidor, quanto do mercado, governos e da sociedade em geral. Em nosso entendimento, os MHEV de 12V a 48V, que até o ano passado representavam uma parcela pouca expressiva do mercado, podem aumentar significativamente sua participação nos próximos anos, substituindo os similares a combustão, ainda que, a rigor, não possam ser considerados veículos eletrificados”, explica o presidente da ABVE.
“Tornou-se imperioso separar rigorosamente quais veículos contribuem efetivamente com a eletromobilidade e quais não contribuem tanto. A mudança foi precedida de uma análise atenta da literatura internacional e das normas nacionais aplicáveis. Esse ajuste de metodologia visa trazer mais rigor e transparência aos números da ABVE sobre eletrificados, aproximando-os dos critérios internacionais em vigor, mas sem deixar de considerar as características específicas do mercado brasileiro”, conclui Ricardo Bastos.
A partir dos números de janeiro, a ABVE Data passa a considerar como veículos eletrificados aqueles com motorização elétrica acima de 60V, com tração elétrica independente (ou seja, capazes de se movimentar somente com o motor elétrico por algum período do trajeto) e com uma contribuição significativa à redução das emissões de gás carbônico, quando comparados a um similar a combustão.
Assim, as tecnologias que serão consideradas para definir um veículo eletrificado são:
• BEV (Battery Electric Vehicle) - veículo 100% elétrico;
• PHEV (Plug-in and Hybrid Electric Vehicle) - híbrido plug-in (com recarga externa);
• HEV (Hybrid Electric Vehicle) – veículo híbrido sem recarga externa;
• HEV Flex - veículo híbrido sem recarga externa, com motor a combustão que pode ser abastecido a etanol ou gasolina, além do motor elétrico;
• Veículo elétrico movido a célula de hidrogênio.